Dólar sobe e vai a R$ 5,455, mas emenda 2ª semana de queda; Bolsa cai

Foto: Marcello Casal Jr.

O dólar fechou a sexta-feira (21) em alta de 0,72%, cotado a R$ 5,455 na venda, interrompendo uma sequência de duas quedas consecutivas. Mesmo com o desempenho de hoje, a moeda americana encerra a semana com desvalorização acumulada de 1,05% frente ao real, depois de cair mais de 2% na semana anterior.

Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), terminou o dia em queda de 0,15%, chegando aos 108.941,68 pontos, após três altas seguidas. Desde segunda-feira (17), porém, o indicador acumulou ganhos de 1,88%.

Com as perdas da semana, o dólar agora soma queda de 2,16% nos primeiros dias de 2022. O Ibovespa, por sua vez, registra alta de 3,93% em janeiro, depois de despencar quase 12% em 2021.

EUA ajudam real

Analistas também apontaram a queda nos rendimentos dos Treasuries — os títulos soberanos dos Estados Unidos —, além de um rali das commodities (matérias-primas) nos últimos dias, como fatores de impulso para o real nesta semana.

No médio prazo, porém, as perspectivas não são boas para a moeda brasileira. Há no mercado apostas crescentes de que a inflação alta nos EUA forçará o Fed (Federal Reserve, o Banco Central americano) a aumentar os juros — hoje próximos a zero — já a partir de março. Juros mais altos nos EUA aumentam a rentabilidade dos títulos americanos, considerados investimentos muito seguros.

Na prática, esse cenário tende a reduzir a atratividade de ativos mais arriscados, como o real e outras moedas de países emergentes, o que leva a uma valorização global do dólar.

Fonte: https://economia.uol.com.br/cotacoes/noticias/redacao/2022/01/21/fechamento-dolar-ibovespa-21-janeiro.htm

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.