
O dólar comercial registrou hoje alta de 0,38%, e fechou cotado a R$ 5,259. Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), que reúne as empresas mais negociadas, fechou em queda de 0,61%, engatando o quarto pregão seguido de baixa, aos 109.280,37 pontos.
Na semana, a moeda americana teve valorização de 2,17%, e o queda de 2,69%.
O dólar reduziu seus ganhos nesta sexta-feira (16) —pela manhã, chegou a saltar mais de 1%, acima de R$ 5,31—, com investidores digerindo dados mostrando queda nas expectativas de inflação nos Estados Unidos.
O temor de um Fed (banco central norte-americano) mais rigoroso havia aumentado nesta semana na esteira de números mais altos do que o esperado de inflação e atividade da maior economia do mundo. A previsão de consenso no mercado é de ajuste de 0,75 ponto percentual na taxa de juros dos Estados Unidos.
Participantes do mercado alertaram que o ambiente de aversão a risco e volatilidade visto nos últimos pregões pode perdurar até a conclusão da reunião de política monetária do Fed, prevista para a semana que vem.
O encontro começará na terça e se encerrará na quarta, com previsão de anúncio da decisão sobre a taxa de juro às 15h (horário de Brasília).
Fonte: https://economia.uol.com.br/cotacoes/noticias/redacao/2022/09/16/b3-bolsa-de-valores-pregao-dolar-moeda-americana-ibovespa.htm











