
O dólar comercial operava em queda na tarde de hoje, pouco antes de o Banco Central divulgar a taxa básica de juros. Por volta das 15h (horário de Brasília), a moeda caía 0,95%, cotada a R$ 4,999.
No mesmo horário, o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), subia 0,25%, aos 102.184,41 pontos.
O que aconteceu?
Expectativa dos investidores é que BC mantenha a taxa Selic no mesmo patamar, de 13,75% ao ano. “Esperamos que o Copom mantenha a comunicação de que se manterá vigilante, avaliando se a estratégia de manter os juros por mais tempo garantirá a convergência da inflação, além de reiterar que não hesitará em retomar o ciclo de aperto caso o processo desinflacionário não evolua como esperado”, disse o Citi em relatório desta quarta-feira.
O nível elevado da Selic tem ajudado a sustentar o real, uma vez que deixa a moeda atraente para uso em estratégias de “carry trade” — a tomada de empréstimo em país de juros baixos e aplicação desses recursos em mercado mais rentável.
Eventuais cortes da taxa Selic não necessariamente derrubariam o valor do real, desde que fossem realizados de forma gradual e consistente com uma redução da inflação, analisam especialistas.
O governo do presidente Lula (PT) tem pressionado o BC constantemente por uma redução nos custos dos empréstimos.
Fonte: https://economia.uol.com.br/cotacoes/noticias/redacao/2023/05/03/dolar-ibovespa-operacao-3-de-maio.htm











