
O dólar comercial encerrou o dia em queda de 1,31%, cotado a R$ 5,006.
O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), fechou em alta de 2,06%, aos 110.564,66 pontos, valorizado por ações da LocaWeb (+10,7%) e Magalu (+6,32%).
Cenário interno
-
- O mercado foi influenciado por crescimento do PIB acima do esperado por investidores. A economia brasileira avançou 1,9% no primeiro trimestre do ano, segundo dados do IBGE divulgados nesta manhã.
- O resultado foi puxado principalmente pelo crescimento da agropecuária, que subiu 21,6% no período —o melhor resultado em 26 anos, desde o quarto trimestre de 1996. A soja, principal cultivo, deve ter aumento expressivo na produção anual, estimada em 24,7%.
Cenário externo
-
- Dívida dos Estados Unidos preocupa um pouco menos. O projeto de lei para suspender o teto do déficit de US$ 31,4 trilhões foi aprovado ontem com o apoio da maioria de democratas e republicanos e agora seguirá para o Senado, que deve promulgar a medida antes do prazo final de segunda-feira, quando o governo norte-americano deve ficar sem dinheiro para pagar suas contas.
- “A aprovação representa um importante passo para evitar que os Estados Unidos sejam forçados a dar um calote na dívida”, disse Guilherme Esquelbek, da Correparti Corretora.
- As vagas de emprego privadas dos Estados Unidos aumentaram mais do que o esperado em maio, sugerindo que o mercado de trabalho desacelerou apenas gradualmente, mostrou um boletim da ADP.
- Os números podem reforçar as apostas em mais uma alta de juros pelo Federal Reserve, o Banco Central norte-americano, neste mês, que até pouco tempo atrás tinham sido descartadas pelo mercado.
Fonte: https://www.bol.uol.com.br/noticias/2023/06/01/fechamento-dolar-bolsa-1-junho.htm











