Dólar cai a R$ 4,866 após aprovação da reforma tributária; Bolsa sobe

Foto: Mohamed Abd Et Ghany | REUTERS | Direitos Reservados

O dólar comercial encerrou a sessão desta sexta-feira (7) em queda de 1,3%, cotado a R$ 4,866.

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), encerrou em alta de 1,25%, aos 118.897,99 pontos.

O que aconteceu

    • O mercado reage positivamente à aprovação, em dois turnos, da reforma tributária em vitória para o governo Lula (PT). Veja o que muda no seu bolso.
    • A aprovação da medida, que agora será encaminhada ao Senado, é um primeiro passo histórico após décadas de discussão do tema no Congresso. A aprovação da matéria é uma vitória não apenas para o governo, que a considera prioritária, mas também para o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).
    • Mercado vê aprovação da reforma como “surpresa positiva”. “Depois de um começo do ano com discussões negativas que aumentaram a incerteza e os prêmios de risco no mercado, chegamos no segundo semestre com a aprovação da reforma tributária do consumo, uma surpresa positiva, que traz um enorme avanço na complexa legislação”, disse Rafaela Vitoria, economista-chefe do Banco Inter.
    • Nesta sexta-feira (7), a Câmara também aprovou o texto principal do projeto que retoma o voto de desempate do governo em decisões do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), iniciativa que pode ajudar o governo a fechar o Orçamento de 2024. Aprovado de maneira simbólica, o texto-base ainda pode ser alterado por destaques,
    • No exterior, a economia norte-americana abriu 209 mil vagas de emprego no mês passado, menos que o esperado. Economistas consultados pela Reuters previam criação de 225 mil empregos.
    • A taxa de desemprego dos EUA caiu para 3,6%, ante 3,7% em maio. De acordo com o estrategista-chefe da Avenue Securities, William Castro Alves, o resultado pode ser visto como positivo, pois requer menos doses de juros no cenário futuro. “No entanto, os salários seguem pressionados, o que é um risco para o controle da inflação.”

Fonte: https://economia.uol.com.br/cotacoes/noticias/redacao/2023/07/07/dolar-7-de-julho.htm

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.