No dia da formação da Ptax (taxa referência para as operações de câmbio no mercado financeiro) de novembro, o mercado de câmbio voltou a mostrar um comportamento volátil, mas terminou a sessão de hoje com retirada de prêmio de risco relevante. No fim dos negócios no mercado à vista, o dólar operava em queda de 1,63%, cotado a R$ 5,2016, no menor nível desde 9 de novembro. No mês, a divisa acumulou alta de 0,70%.
Declarações do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, ajudaram a derrubar o dólar. Durante evento sobre inflação e cenário econômico dos Estados Unidos, ele disse que o banco central americano pode começar a reduzir o ritmo das altas já a partir da reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) de dezembro.
Ele também disse que os juros podem subir ainda durante 2023 e atingir um pico acima do projetado pelo Fed na reunião de setembro. O mercado viu com bons olhos a redução do ritmo das altas e passou a subir.
Ao mesmo tempo em que os participantes do mercado se mantiveram atentos às discussões sobre a PEC da transição e a sinais de que o projeto deve ser desidratado no Congresso.
Fonte: https://valorinveste.globo.com/mercados/moedas-e-juros/noticia/2022/11/30/dolar-acumula-alta-de-67percent-a-r-520-em-meio-a-volatilidade-de-novembro.ghtml











