Documentário “Amazônia Negra” promete mostrar um Amapá jamais visto

Lançamento do primeiro teaser do documentário que visa retratar a riqueza cultural da Amazônia Amapaense

Com estreia prevista para novembro, o projeto é uma iniciativa do Governo do Amapá – Foto: Divulgação

Foi lançado o primeiro teaser do documentário “Amazônia Negra: Expedição Amapá”, uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Amapá com estreia prevista para novembro, em streaming. O projeto visa retratar a rica herança cultural da Amazônia Amapaense, com foco na influência da herança africana e dos povos indígenas na identidade local.

O documentário, que está em produção desde maio de 2024, revela manifestações culturais, histórias e tradições que permanecem vivas no estado. A obra busca trazer visibilidade para expressões muitas vezes pouco conhecidas no restante do país, ampliando a narrativa sobre a Amazônia para além da imagem restrita à sua exuberância natural.

O audiovisual dá protagonismo aos agentes culturais locais e conta com a participação do multiartista Carlinhos Brown, que recebeu o título de Embaixador do Marabaixo em 2025. A produção é idealizada pelo Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Cultura do Amapá, e da Secretária Clícia Di Miceli, e está sendo produzida pela Tha House Company e pela Join Entretenimento.

“Amazônia Negra: Expedição Amapá é um mergulho além da imagem comum da floresta. É o encontro com a riqueza humana que pulsa, vive e resiste neste chão de águas e memórias. Aqui, o Amapá se revela em sua ancestralidade afroindígena: no canto que ecoa, na dança que embala, na reza que protege, nas celebrações que mantêm viva a raiz do nosso povo. Valorizar e respeitar nossa ancestralidade é reafirmar quem somos. É dizer que nossas tradições continuam vivas, transbordando em arte, cultura e fé. Este documentário é um convite: o de mostrar ao mundo que a força da Amazônia Negra não cabe em fronteiras. Ela é beleza, resistência e futuro. Ela é o Amapá falando com a humanidade”, disse Clícia Di Miceli, Secretária de Cultura do Amapá.

Fábio Almeida, gestor e produtor executivo do projeto, expressou sua satisfação: “Estamos muito felizes em compartilhar este projeto, que já caminha para sua reta final. O teaser dá uma prévia do trabalho realizado em parceria com o Governo do Amapá e traduz um pouco da imensa riqueza cultural que buscamos retratar. Nosso objetivo é valorizar artistas locais e destacar a diversidade que faz do estado um território único dentro da Amazônia”.

Ficha Técnica

  • Idealização: Clícia Di Miceli e Fábio Almeida
  • Participação Especial: Carlinhos Brown
  • Direção de Vídeo: Marcel Lapa
  • Direção de Produção: Camila Rebouças
  • Produção Musical: Felipe Poeta, Tiago Pugah e Jaguar Andrade
  • Produção Geral: Dayana Rauedys, Luca Buzanelli e Flávio Dultra.
  • Locução do Teaser: Jhimmy Feiches

O teaser completo pode ser visto no Instagram de: @thahouse_co + @joinentretenimento e @governodoamapa.

Sobre as Produtoras

  • Tha House Company: Gravadora e produtora audiovisual, atua como um hub criativo 360°, focado na música urbana e eletrônica. A empresa tem um estúdio próprio no Rio de Janeiro e busca abrir caminhos para novos talentos, atuando em toda a cadeia de produção artística, musical e audiovisual.
  • Join Entretenimento: Com mais de 20 anos de atuação, a empresa é especializada em transformar projetos em experiências de grande impacto. Liderada por Fábio Almeida, a Join contribuiu para a gestão e consolidação de carreiras de artistas como Ivete Sangalo, Carlinhos Brown e Claudia Leitte. A produtora também assinou a produção de eventos de destaque, como o “The Greatest Night Bossa Nova” em Nova York e a “Expo Carnaval Brazil” em Salvador.

Lupa Comunicação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.