
A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) realizou um ciclo de capacitação em Parintins para beneficiar produtores e pescadores, com o objetivo de melhorar a capacidade produtiva da região, focando na comercialização de produtos. Os treinamentos, que ocorreram de 14 a 20 de agosto, beneficiaram 70 trabalhadores rurais do município.
Os cursos, com temas como piscicultura, adubação, controle de pragas, produção de mudas, avicultura e suinocultura, foram ministrados nas comunidades Caburi e Vila Amazônia, além de incluir alunos do curso de Recursos Pesqueiros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam – Campus Parintins).

Segundo a técnica de pesca da ADS, Elisabeth Gomes, a iniciativa busca incentivar e colaborar com o crescimento do setor primário do estado. “Existe o compromisso de incentivar e colaborar para o crescimento e, com isso, elevar o setor primário do estado”, disse Elisabeth, que ministrou aulas sobre introdução à piscicultura, adubação e compostagem de carcaças de peixes.
Rosivaldo Souza, morador da comunidade Caburi e feirante de peixes, agradeceu à ADS e afirmou que colocará as técnicas em prática. “Quero agradecer a ADS por desenvolver esses cursos e enviar uma equipe para nossa comunidade. Eu trabalho vendendo peixes na feira e esses treinamentos vão beneficiar muito a minha atividade”, declarou.











