
O feriado de Natal é tradicionalmente um período de celebração e deslocamentos intensos em Manaus. No entanto, os dados colhidos pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) durante a noite de quarta-feira e a madrugada desta quinta-feira (24 e 25/12) mostram que a segurança nas vias ainda depende muito da mudança de comportamento dos condutores. Com a “Operação Final do Ano Seguro 2025” em pleno vigor, o órgão registrou 230 infrações que poderiam ter resultado em acidentes graves se não houvesse a intervenção dos agentes.
A fiscalização não ocorre de forma isolada, pois faz parte de uma estratégia maior que começou na última terça-feira (23/12) e se estenderá até o dia 1º de janeiro de 2026. Com mais de 120 agentes espalhados por todas as zonas da capital e região metropolitana, o objetivo é garantir que as festividades terminem com o menor índice possível de ocorrências negativas.
Balanço das infrações cometidas durante o feriado
Os números registrados pela equipe de fiscalização ajudam a entender quais são os comportamentos que mais colocam em risco a vida dos cidadãos no trânsito amazonense. A presença do álcool e a falta de documentação regular ainda lideram as estatísticas de irregularidades.
Para melhor esclarecimento dos fatos, as ocorrências mais comuns durante o feriado natalino foram as seguintes.
- Dirigir sob a influência de álcool somando 38 registros.
- Veículos sem o devido licenciamento totalizando 36 casos.
- Recusa ao teste do etilômetro com 34 ocorrências registradas.
- Condução de veículo sem os equipamentos obrigatórios com 24 flagrantes.
- Motociclistas circulando sem o uso do capacete somando 24 infrações.
- Dirigir sem possuir a habilitação legal com 18 registros.
- Veículos utilizando descarga livre com 13 ocorrências.
- Permitir que pessoas sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) conduzam veículos com 12 casos.
- Passageiros de motocicletas sem o capacete de segurança totalizando 10 flagrantes.
- Veículos circulando sem a placa de identificação com 9 registros.
Compromisso com a vida até a chegada de 2026
O trabalho realizado pelo Detran-AM), busca equilibrar o rigor da lei com a educação necessária para um trânsito mais humano. O foco das blitze vai muito além de apenas aplicar multas, pois foca na prevenção de mortes e feridos em um dos períodos mais movimentados do ano.
O diretor presidente do órgão, David Fernandes, reforça que a colaboração da sociedade é o fator determinante para o sucesso da operação. Ele destaca que o momento é de grande fluxo e exige responsabilidade compartilhada entre o poder público e os motoristas.
“Estamos em um momento festivo, de grande fluxo na cidade. Então, esta é mais uma oportunidade de enfatizar a importância das boas práticas no trânsito para que todos cheguem aos seus destinos sãos e salvos. Nossa fiscalização vai além das punições por infrações de trânsito: queremos mostrar que todos devem colaborar. Seguimos com nossas equipes nas ruas até o início de 2026 para evitar sinistros e vítimas”, finalizou David Fernandes.
Essa postura de vigilância contínua é essencial para que o encerramento do ano de 2025 ocorra com tranquilidade. A conscientização deve ser a maior aliada de quem assume o volante, garantindo que a alegria das festas não seja ofuscada pela imprudência.











