
Durante o Julho Verde, mês de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), destaca a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) projeta cerca de 704 mil novos casos de câncer anuais no Brasil entre 2023 e 2025, com tumores de cabeça e pescoço representando uma parcela significativa.
Legislação em prol da detecção precoce
Roberto Cidade ressalta que o diagnóstico rápido é crucial para a eficácia do tratamento. “Com o câncer, principalmente, é necessário que o Poder Público disponibilize todos os meios para a realização de exames que possam detectar a doença em estágio inicial”, afirmou o deputado.
Entre suas iniciativas, destacam-se:
- Lei nº 5.788/2022: Criou o Serviço de Atendimento Móvel para diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.
- Lei nº 6.053/2022: Instituiu o “Março Azul Marinho” para prevenção do câncer colorretal.
- Lei nº 6.825/2024: Criou o Programa Estadual de Apoio à Oncologia Infantil, garantindo exames e cirurgias em até cinco dias após indicação médica, além de prever uma unidade especializada vinculada à FCecon e campanhas educativas.
- Lei nº 5.899/2022: Garante exames para detecção do mieloma múltiplo na rede pública.
- Lei nº 6.314/2023 (coautoria): Institui campanha de incentivo à doação de cabelo para pessoas carentes em tratamento de câncer.
Conscientização interna na Aleam e foco no Julho Verde
Internamente, a Aleam promove anualmente as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, alertando sobre o câncer de mama, colo de útero e próstata. Essas ações incluem iluminação temática da sede e oferta de bateria de exames para servidores e dependentes.
No contexto do Julho Verde, o deputado lembra que o câncer de boca e laringe é o segundo mais comum entre homens (após próstata) e o quinto entre mulheres, conforme o Inca. Os sintomas, muitas vezes ignorados, incluem feridas persistentes na boca, dor ao engolir, rouquidão e caroços no pescoço. Este tipo de câncer abrange tumores na boca, língua, garganta, laringe, amígdalas, faringe e glândulas salivares. O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura.
“Precisamos unir esforços para ampliar o acesso à informação e ao tratamento. O câncer não pode ser negligenciado”, concluiu Roberto Cidade.
Assessoria de Comunicação: Michele Gouvêa











