
Durante discurso na tribuna Ruy Araújo, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado Adjuto Afonso (União Brasil) reafirmou seu compromisso com o fortalecimento do empreendedorismo como ferramenta essencial para o desenvolvimento sustentável do estado, com ênfase especial nos municípios do interior. A declaração teve como base os principais encaminhamentos que ele apresentou na 1ª Reunião do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de 2025, promovida pelo Ministério do Empreendedorismo e realizada no Sebrae Amazonas, em Manaus.
Representando o parlamento estadual na abertura do fórum, Adjuto destacou a importância da união entre instituições públicas e privadas para garantir um ambiente mais favorável ao crescimento dos pequenos negócios. Entre as propostas apresentadas pelo parlamentar durante o evento, está a criação de uma linha de crédito integrada entre o Banco da Amazônia (Basa) e a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), com foco na ampliação do acesso ao crédito nos municípios do interior.
“Precisamos unir forças para oferecer condições reais de crescimento aos micro e pequenos empreendedores. A parceria entre Basa e Afeam pode representar um salto no fortalecimento da economia local, especialmente nas regiões mais afastadas da capital”, afirmou Adjuto em seu pronunciamento.
O deputado também sugeriu a instalação de pequenas agências do Basa em cidades estratégicas do interior, como forma de descentralizar o acesso a serviços bancários e fomentar novos empreendimentos. Ele reforçou que o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), administrado pelo Basa, é um instrumento com grande potencial para fomentar o desenvolvimento regional, e que pode ser ainda mais eficiente com o apoio da Afeam.
A proposta foi bem recebida pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Sedecti), Serafim Corrêa, que garantiu, ainda durante o evento, que o Governo do Estado iniciará tratativas para viabilizar a parceria entre as duas instituições.
Presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Amazonas (Frempeei), Adjuto Afonso tem se destacado por sua atuação firme em defesa da pauta do empreendedorismo. Segundo ele, o estímulo aos pequenos negócios é fundamental para a geração de emprego, renda e o crescimento sustentável do Amazonas.
Assessor de Comunicação: Danilo Boniek e Nívia Rodrigues