
O senador Rodrigo Paz (Partido Democrata Cristão – PDC), de centro-direita, foi eleito o novo presidente da Bolívia neste domingo, 19 de outubro, em uma disputa de segundo turno inédita na história do país. A vitória de Paz, que obteve 54,5% dos votos (com 91,2% das urnas apuradas), marca o fim de um período de 20 anos de governos de esquerda, liderados pelo Movimento ao Socialismo (MAS) de Evo Morales e Luis Arce.
A eleição ocorreu em um cenário de grave crise que domina o debate nacional. O país enfrenta escassez de combustíveis, inflação elevada e grande instabilidade econômica, fatores que minaram a popularidade do atual presidente, Luis Arce, que optou por não concorrer à reeleição.
Rodrigo Paz, de centro-direita, disputou o segundo turno contra o ex-presidente Jorge Quiroga (direita). Os dois foram os mais votados nas eleições gerais de agosto, mas, por não alcançarem a maioria necessária, a disputa foi levada a um segundo turno, conforme previsto na legislação boliviana. O resultado sela uma guinada política para a direita no país.
O papel de Evo Morales
O ex-presidente Evo Morales, líder do MAS, estava impedido de concorrer à presidência por decisão judicial e possui um mandado de prisão contra si. Mesmo assim, ele participou do pleito, declarando voto nulo. Ao deixar a seção eleitoral, Morales afirmou ter comparecido “por obrigação”, o que foi interpretado como um sinal de seu descontentamento e distanciamento do processo eleitoral atual.
Detalhes do pleito
O segundo turno utilizou o mesmo cadastro eleitoral da votação anterior, mobilizando cerca de 7,6 milhões de eleitores na Bolívia e 370 mil no exterior. O novo presidente assumirá o cargo no dia 8 de novembro.
Fonte: https://www.metropoles.com/mundo/rodrigo-paz-e-eleito-novo-presidente-da-bolivia-com-545-dos-votos