Dengue: a segunda dose da vacina é necessária para fortalecer a imunização contra a doença

Esquema vacinal contra a dengue é de duas doses - Foto: Divulgação/FVS-RCP

Todos os indivíduos que receberam a primeira dose da vacina contra a dengue devem receber a segunda dose para completar o ciclo de duas doses, com um intervalo de 90 dias entre elas. A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), que supervisiona o programa de imunização no Amazonas.

A vacina contra a dengue está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de 27 municípios no Amazonas, sendo 12 contemplados inicialmente pelo Ministério da Saúde, na faixa etária de 10 a 14 anos, e 15 que receberam doses remanejadas seguindo orientação nacional com oferta para 4 a 59 anos de idade.

A vacinação nos municípios é coordenada pelas secretarias municipais de saúde, monitorada pela FVS-RCP, que é vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

Com a vacinação, é fortalecida a prevenção contra a dengue aliada a outras estratégias, como a eliminação de água armazenada que podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. “Fortalecemos que é necessário completar o esquema vacinal que é uma estratégia complementar de prevenção à doença que ocorre durante todo o ano no Amazonas”, afirma a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

A gerente estadual de imunização da FVS-RCP, Angela Desirée, acrescenta que as equipes municipais de vacinação foram treinadas para a vacinação. “Cabe aos municípios responsáveis pela operacionalização da imunização definirem as programações e estratégias de busca ativa para que o esquema vacinal seja completado”, acrescenta Angela.

Disponibilidade

A vacinação contra a dengue está disponível em 27 municípios, sendo 12 contemplados inicialmente pelo Ministério da Saúde e 15 que receberam doses remanejadas seguindo orientação nacional. São eles: Manaus, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Careiro, Nova Olinda do Norte, Manaquiri, Santa Isabel do Rio Negro, Autazes, Careiro da Várzea, Benjamin Constant, Borba, Carauari, Coari, Codajás, Envira, Humaitá, Itacoatiara, Jutaí, Lábrea, Manacapuru, Novo Airão, Tabatinga, Tefé e Tonantins.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.