
No primeiro semestre deste ano, o volume distribuído de gás natural (GN) no estado atingiu uma média diária de 5,450 milhões de metros cúbicos (m³), um aumento de 1,24% em relação aos 5,383 milhões do mesmo período do ano passado. Os dados são da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), concessionária dos serviços públicos de distribuição e comercialização do combustível.
O segmento termelétrico, maior demandante em termos de volume, consumiu 4,577 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), um aumento de 1,15% comparado aos 4,525 milhões de m³/d do semestre inicial de 2024. O gás natural é usado como fonte para geração de energia elétrica nos municípios de Anamã, Anori, Caapiranga, Coari, Codajás e Manaus.
De janeiro a junho, o consumo da indústria alcançou uma média diária de 196,2 mil metros cúbicos, frente a 185,4 mil no primeiro semestre de 2024 — uma variação positiva de 5,84%. O segmento conta com 80 unidades consumidoras de setores como duas rodas, químico, papel e papelão e metalúrgico, incluindo as maiores empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM).
Um dos segmentos em contínuo crescimento, o comercial conta com aproximadamente 300 usuários de gás natural, que incluem estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar, academias, hospitais, lavanderias, shoppings e supermercados. Nos primeiros seis meses do ano, o segmento comercial teve um consumo diário médio de 7,3 mil m³/d. Em 2024, o consumo foi de 6,3 mil m³/d, o que representa um crescimento de 15,4%.
O melhor desempenho registrado no período foi do segmento residencial, que já conta com 24.904 unidades consumidoras. No primeiro semestre, a demanda desse segmento foi de uma média diária de 5,1 mil m³/d, com um aumento expressivo de 25% em relação aos 4,1 mil m³/d do mesmo período do ano passado.
Segmento veicular e incentivos
Com uma rede de abastecimento de gás natural veicular (GNV) constituída por oito postos, a demanda pelo combustível nos primeiros seis meses do ano alcançou uma média de 20,5 mil m³/d.
Para incentivar o aumento da frota local de carros convertidos a GNV, a Cigás continua com a campanha “Faça a Conta. Use GNV.”. Por meio dessa ação, a Companhia concede até R$ 4 mil por conversão de carros. Os interessados podem acessar o site gnv.cigas-am.com.br para ler o regulamento.
Para outros esclarecimentos, a Cigás disponibiliza um canal de atendimento ao público sobre a campanha. Em caso de dúvida ou para mais informações, é possível entrar em contato por aplicativo de mensagem no telefone (92) 98420-7876, no horário comercial, das 8h às 17h.
O diretor técnico-comercial da Cigás, Clovis Correia, destaca que o aumento do consumo de gás natural se deve à congruência entre os investimentos da Cigás na expansão da rede de distribuição e ao intenso trabalho de prospecção de novos usuários.











