Defesa Civil se prepara para estiagem com uso de plataforma de dados ambientais

Capacitação visa aprimorar o monitoramento e combate a queimadas durante o período de estiagem no Amazonas

Agentes da Defesa Civil recebem treinamento em tecnologia de monitoramento de incêndios - Foto: Divulgação/Defesa Civil do Amazonas

Agentes da Defesa Civil do Amazonas participaram, nesta terça-feira (08 de julho), de um treinamento no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), em Manaus. O foco foi o uso do Painel do Fogo, uma ferramenta avançada de monitoramento que integra dados sobre focos de calor e queimadas.

Durante a capacitação, os participantes aprenderam a interpretar dados, identificar padrões do fogo, gerar alertas e subsidiar planos de resposta. A iniciativa reforça o compromisso da Defesa Civil com a inovação e o uso de tecnologia no monitoramento ambiental.

O tenente Charlis Barroso, chefe do Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa) da Defesa Civil, destacou a importância do Painel do Fogo: “É uma ferramenta essencial que soma às nossas ações de prevenção e resposta, principalmente na estiagem. Com ela, ganhamos precisão nas informações e agilidade nas decisões.”

Estratégia contra a estiagem

O treinamento integra as ações estratégicas do Governo do Amazonas para combater a estiagem severa que afeta o estado, intensificando queimadas e riscos à saúde. Desenvolvida pelo Censipam, a plataforma Painel do Fogo permite cruzar informações com dados meteorológicos e hidrológicos, ampliando a capacidade de planejamento e resposta das autoridades locais.

A integração entre órgãos estaduais e federais é vista como fundamental no planejamento para a possível estiagem do segundo semestre, visando prevenir desastres e garantir assistência humanitária às populações afetadas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.