
Com o objetivo de fortalecer a rede de proteção, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realiza, nos dias 28 e 29 deste mês, de 8h às 17h, o I Simpósio de Garantia da Saúde Mental de crianças e adolescentes. O evento será realizado no auditório da sede administrativa da DPE-AM, localizado na avenida André Araújo, 679, Aleixo, na Zona Centro-Sul de Manaus, e será aberto à sociedade civil.
As inscrições podem ser feitas gratuitamente no link https://forms.office.com/r/sqQaT9xmPp
Coordenado pelo Núcleo de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Nudeca), “o Simpósio tem como objetivo capacitar os agentes que atuam com esse público, por meio de uma abordagem multidisciplinar, bem como os palestrantes apresentarão as experiências trazidas de outros estados para que possamos conhecer e aplicar de acordo com a nossa realidade”, explicou defensora pública Stéfanie Sobral, coordenadora do núcleo.
A psicóloga do Nudeca Mayara Feitoza, que também faz parte da coordenação do simpósio, destacou que como setembro é o mês alusivo à prevenção ao suicídio, o evento tem o intuito de abordar a temática de saúde mental sob os mais diversos contextos os quais crianças e adolescentes estão inseridos.
“Na programação nos preocupamos em trazer a discussão tanto para a área infracional quanto protetiva destacando a dimensão clínica e também multidisciplinar que envolve o assunto”, destacou.
Programação
Na quinta-feira (28), a programação será das 8h às 17h e inicia com a apresentação do grupo musical “Curumim na lata”. Em seguida, iniciam as mesas de debates, abordando temas como “Os aspectos clínicos dos ataques em escolas do país envolvendo crianças e adolescentes”. Entre os palestrantes, estão a psicóloga aposentada e professora da PUC-SP, doutora Teresa Endo, e o sociólogo brasiliense, Emerson Franco.
Já na sexta-feira (29), o evento será das 9h às 17h, com apresentação cultural do grupo “Os sopraninos” e terá discussões sobre “A complexidade dos efeitos da violência contra crianças e adolescentes” e “Intervenções da Política de Assistência Social que contribuam para a saúde mental de crianças e adolescentes em vulnerabilidade e risco social no Amazonas”.
Por Giovanna Andrade











