CV e PCC agora são “organizações terroristas internacionais”, diz decreto paraguaio

De acordo com o governo, um ‘monitoramento permanente’ do Conselho de Defesa reuniu características destas quadrilhas e suas vinculações financeiras

Presidente do Paraguai, Santiago Peña, declara o CV e o PCC como 'organizações terroristas internacionais' – Foto: ALAOR FILHO/ESTADÃO CONTEÚDO

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, publicou um decreto nesta sexta-feira (31) classificando o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC) como “organizações terroristas internacionais”. A decisão foi formalizada um dia antes, quinta-feira (30), e divulgada após a megaoperação policial no Rio de Janeiro contra o primeiro grupo, que resultou em pelo menos 121 mortes, segundo fontes oficiais.

A designação das organizações criminosas transnacionais CV e PCC como terroristas internacionais ocorreu após um “monitoramento permanente” realizado pelo Conselho de Defesa Nacional do Paraguai. Este conselho é chefiado pelo presidente Peña e reúne autoridades dos ministérios do Interior, Defesa e Relações Exteriores, entre outros.

O governo paraguaio determinou que as características operacionais, as vinculações financeiras e o âmbito em que o CV e o PCC desenvolvem suas atividades ilícitas reúnem “as características de serem organizações transnacionais criminosas com traços de verdadeiras organizações terroristas internacionais.”

O decreto adverte, ainda, que há “elementos suficientemente comprovados” de que ambas as facções criminosas estão “operacionalmente presentes” no Paraguai, estendendo o alcance de suas atividades ilícitas ao território nacional.

Classificações recentes do Paraguai

A classificação das facções brasileiras segue uma série de designações de grupos externos como organizações terroristas internacionais feitas recentemente pelo Paraguai:

  • Em agosto de 2025, o governo paraguaio declarou o chamado Cartel de los Soles — grupo que os Estados Unidos vinculam ao governo da Venezuela — como uma organização terrorista internacional.
  • Em abril deste ano, o país designou como organização terrorista a Guarda Revolucionária Islâmica e ampliou essa denominação à totalidade das estruturas do grupo islâmico palestino Hamas e do grupo xiita libanês Hezbollah.
  • Anteriormente, em agosto de 2019, durante o governo do então presidente Mario Abdo Benítez, o Paraguai já havia classificado como organizações terroristas as milícias armadas do Hezbollah e do Hamas, bem como a Al Qaeda e o Estado Islâmico.

Fonte: https://jovempan.com.br/noticias/mundo/paraguai-declara-comando-vermelho-e-pcc-como-organizacoes-terroristas.html

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.