Curso de bonecaria fortalece empreendedorismo feminino no Amazonas

Foto: Divulgação

A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Amazonas realizou nesta quarta-feira (26/03), o curso Bonecaria da Amazônia, uma ação da deputada estadual Alessandra Campelo (Podemos) e do deputado Roberto Cidade (União Brasil) dentro do programa de apoio a mulheres empreendedoras. A atividade aconteceu das 8h às 17h, na Escola do Legislativo.

A responsável por ministrar o curso foi a professora Vanda Amaral. Ela é amazonense, formada na área da Educação em Normal Superior, pós-graduada em Educação do Campo e Especialista em Negócios da Floresta. Vanda Amaral é CEO e fundadora da “Bonecaria da Amazônia”, além de ter notabilizado como criadora da boneca de pano “Flor de Tucumã”, um marco entre os itens do tipo na Região Norte.

Para a deputada Alessandra Campelo, empoderar as mulheres é combater a violência. “A autonomia financeira é uma das chaves para que as mulheres sejam livres para tomar suas próprias decisões e viver sem medo de violência. É por isso que abracei de coração e apoiei o curso Bonecaria da Amazônia”, disse a deputada.

Na opinião da Procuradora da Mulher da ALEAM, ações, programas, projetos e leis que fortalecem o empoderamento econômico das mulheres são fundamentais para combater todas as formas de violência contra elas.

“É para isso que estou aqui nesse terceiro mandato, com muito orgulho e vontade de fazer muito mais pelas mulheres que moram no Amazonas. Vamos juntos criar um mundo onde as mulheres sejam respeitadas, valorizadas e livres para viver suas vidas sem medo!”, concluiu Campelo.

Sobre o curso

A capacitação teve duração de 10 horas e beneficiou 30 mulheres, todas costureiras oriundas de diversas zonas de Manaus. O curso da professora Vanda Amaral teve aula teórica, modelagem, montagem e execução de exemplares únicos de bonecas de cada aluna.

Além da qualificação, as mulheres também tiveram acesso a orientações sobre o programa Crédito Rosa, do Governo do Amazonas (Seas e Afeam), e a uma palestra com o tema “A Mulher e o Empreendedorismo”, ministrada por Roberta Veras Antônio, especialista em Finanças e Empreendedorismo,  Educadora Financeira e integrante do Conselho da Mulher Empreendedora.

Parceira do Legislativo

Neste mês de março, a professora Vanda Amaral recebeu o Diploma Mulher Cidadã Amazonense, concedido pela ALEAM, por ser pioneira na confecção de bonecas artesanais com beleza amazônica e por colocar seu projeto à disposição da Procuradoria Especial da Mulher. O objetivo da parceria é dar às mulheres vítimas de violência atendidas pelo órgão a esperança de dias melhores e oportunidade de trabalho e renda. As alunas do curso serão novas empreendedoras no ramo da bonecaria artesanal.

Por Emanuel Mendes Siqueira

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.