A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), através da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa), acolheu um grupo de dez especialistas peruanos em assistência técnica em piscicultura. Eles chegaram a Manaus com o objetivo de conhecer as atividades realizadas no setor pelo Centro de Tecnologia, Produção e Conservação dos Recursos Pesqueiros do Amazonas (CTPC Balbina), localizado em Presidente Figueiredo, (a 117 quilômetros de Manaus), onde já se encontram instalados.
“Nossa unidade em Balbina trouxe muitos avanços para a piscicultura no Amazonas. Entre os resultados estão a melhoria na qualidade de vida dos produtores rurais que se tornaram piscicultores, fortalecimento da nossa economia nesse segmento e desenvolvimento de novas técnicas de reprodução de alevinos. O CTPC Balbina é um centro reconhecido internacionalmente”, ressaltou o secretário de estado de Produção Rural, Daniel Borges.
A visita é resultado de um pedido de intercâmbio encaminhado ao Governo do Estado do Amazonas e endereçado à Sepror pelo governo do Departamento de San Martin (Peru), para promover a troca de informações, agregar conhecimento e apresentar novas técnicas entre as equipes técnicas do CTPC Balbina e os técnicos peruanos.
O grupo foi recebido pelo engenheiro de pesca Márcio Pinheiro, chefe do Departamento de Pesca e Aquicultura da Sepror, que destacou a importância e reconhecimento dos trabalhos do CTPC Balbina. “O trabalho está sendo observado no exterior, gerando pedidos de compartilhamento de resultados de pesquisas e técnicas aplicadas na produção de alevinos de tambaqui e pirapitinga, assim como informações sobre as práticas de manejo do pirarucu”, disse Márcio.
Os técnicos, que representam as 10 províncias de San Martin permanecerão em Balbina até o dia 5 de dezembro, participando de estágios técnicos sobre a reprodução de espécies de peixes nativos da Bacia Amazônica. Participam do grupo 8 biólogos aquícolas, um médico veterinário e um produtor aquícola.