
A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), registrou um aumento significativo na emissão de alvarás de construção de janeiro a novembro de 2024. Foram licenciados quase 1 milhão de metros quadrados de área, o que representa uma alta de 16% em relação ao ano anterior, quando foram emitidos 845.157,42 metros quadrados. Em novembro, o incremento foi ainda mais expressivo, chegando a 61% em comparação com o mesmo mês de 2023.
Esse crescimento é um indicativo positivo para o setor da construção civil na capital, gerando mais negócios, empregos e renda. Até novembro de 2024, o Implurb emitiu 654 certidões de alvarás de construção, enquanto que, em toda a gestão municipal, de janeiro de 2021 a novembro de 2024, foram expedidas 3.519 certidões, representando mais de 4,6 milhões de metros quadrados.
De acordo com o diretor-presidente da autarquia, Carlos Valente, esses números demonstram o trabalho competente da equipe técnica do Implurb, tanto no atendimento online quanto presencial. Além disso, a Prefeitura impactou na geração de mais de 35 mil empregos diretos e indiretos no construbusiness em Manaus.
Por Claudia do Valle / Implurb











