
O setor pesqueiro de Urucará, a 261 quilômetros de Manaus, recebeu um importante incentivo financeiro para impulsionar a produção local. O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) entregaram, nesta quarta-feira (3), R$ 308 mil em crédito rural para 18 pescadores artesanais do município.
O recurso, concedido pela Afeam, será utilizado para a aquisição de equipamentos e custeio da atividade. Entre os itens entregues, estão:
- 9 botes de alumínio: essenciais para o transporte e a mobilidade nas áreas de pesca.
- 2 freezers: fundamentais para o armazenamento e a conservação do pescado.
- 1 motor de popa 15hp: que garante mais agilidade e eficiência na navegação.
- 7 caixas de isopor: para manter a qualidade do produto durante o transporte.
- 3 motores estacionários: para auxiliar em diversas etapas da produção.
- 4 triciclos: que facilitam a logística e o transporte dos insumos e do pescado.
- Apetrechos de pesca: como redes, anzóis e outros materiais necessários para a atividade.

Segundo o gerente da Unidade Local do Idam em Urucará, Nilson Mendonça, o investimento é crucial para o desenvolvimento da comunidade pesqueira. “O crédito rural é fundamental para que os pescadores artesanais possam investir no crescimento da produção. Com os implementos, eles conseguem desenvolver melhor a atividade, melhorar suas condições de trabalho e de renda familiar”, destacou.
A ação conjunta do Idam e da Afeam visa atender a crescente demanda por crédito rural no município, onde o setor pesqueiro está em plena expansão.