
Um evento marcante para o taekwondo amazonense, a Copa Madeley de Taekwondo, reuniu 250 atletas neste domingo, 14 de dezembro de 2025. A competição, realizada pela Team Amazonas em parceria com a Liga Nacional de Taekwondo, movimentou o ginásio Renné Monteiro, localizado na Avenida Constantino Nery, bairro Chapada, em Manaus.
A força da modalidade no estado foi evidenciada pela grande participação e pelo caráter interestadual do torneio. Além de atletas de diversas academias e projetos sociais de Manaus, o evento contou com competidores de municípios do interior, como Barcelos e Juruá. Uma delegação de Roraima também marcou presença e elevou o nível dos combates no Renné Monteiro.
Segundo Emerson Moreira, um dos porta-vozes da competição, o campeonato teve um significado especial por ser uma homenagem em vida ao Mestre Madeley. Ele é reconhecido como um dos precursores do taekwondo no Amazonas, sendo o responsável por introduzir a arte marcial no estado em 1982.
Moreira destacou a importância do evento para o calendário esportivo:
“Hoje é um dia especial porque estamos homenageando o introdutor do taekwondo no Amazonas, que é o Mestre Madeley. Este evento é muito importante porque é o último campeonato que conta pontos para o ranking que aponta os melhores do ano”.
Apoio político e investimento no esporte
A abertura da Copa Madeley de Taekwondo contou com a presença de autoridades que historicamente apoiam a modalidade. A deputada estadual Alessandra Campelo e o vereador Allan Campelo, que atuam como madrinha e padrinho do taekwondo amazonense, prestigiaram o torneio. O campeonato também foi realizado com o apoio do deputado Roberto Cidade e do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).
Durante seu discurso para atletas, professores e público, Alessandra Campelo reafirmou o compromisso com o desenvolvimento do taekwondo no estado. Na ocasião, ela fez um importante anúncio para a temporada seguinte, prometendo uma emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil no orçamento de 2026 para fortalecer ainda mais o esporte.
“Quero continuar sendo a madrinha do taekwondo e dar continuidade nesse trabalho que eu já venho desenvolvendo junto com o deputado Roberto Cidade e o vereador Allan Campelo. Nada deixa um pai e uma mãe mais feliz do que ver um filho assim, competindo num campeonato saudável, saber que seu filho está bem e em segurança”, declarou a deputada, ressaltando o valioso trabalho social realizado pela equipe Team Amazonas, pela Liga Nacional de Taekwondo e pelo recém-criado Instituto Mestre Madeley.
Por Emanuel Mendes Siqueira











