
O turismo sênior ou turismo para a terceira idade consiste em viagens turísticas direcionadas ao público envelhecente e/ou idoso. Especialistas afirmam que viajar é um bálsamo para todas as idades.
No dia 8 de julho de 2025, às 16h30, no Valer Teatro, acontecerá mais um Conversa Entre Amigos 60+, cujo tema é ‘Turismo 60+: viagem, companhia e boas risadas’. Este é um evento totalmente gratuito, voltado para o público 60+, ou mesmo para pessoas que se interessem pelo tema.
A convidada do mês para palestrar é Márcia Barbosa, uma agente de viagens que atua no mercado há 22 anos, com enfoque no público 60+. Márcia declara que seu maior conhecimento advém do dia a dia convivendo com os idosos, e ressalta que:
“Muito além de vender pacotes, eu proporciono momentos de felicidade, descobertas e novas amizades. Hoje, a minha missão é essa: cuidar de cada detalhe para que nossos viajantes vivam experiências únicas com conforto, segurança e muita alegria”, disse.
O crescimento do turismo sênior no brasil
Em um artigo científico publicado pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), estima-se que o crescimento da população idosa na sociedade contemporânea já se apresenta como uma realidade condicionada pelo aumento da expectativa de vida e redução nas taxas de natalidade.
No Brasil, estima-se que a natalidade tenha caído para 2,1 crianças por mulher, um contexto que apenas reafirma o que as pesquisas sobre natalidade têm apontado há anos: o Brasil será, majoritariamente, um país de idosos, sendo que já é detentor do sexto lugar no ranking mundial de população mais idosa.
Dessa forma, a viagem deixa de ser apenas um lazer e ganha espaço como uma das principais atividades voltadas para essa parcela da população brasileira que vem apenas crescendo e ganhando mais destaque.
Benefícios das viagens para idosos
Em um artigo científico publicado em 2019, intitulado ‘A viagem a lazer como experiência (trans)formadora para idosos’, o doutor em psicologia e professor do departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão, Cairo Braga de Sousa et al., deu segmento a uma pesquisa na qual se elencou o significado da viagem a lazer na vida do idoso.
Como resultado, obteve-se que viajar é uma atividade que atribui sentido à vida do idoso e agrega inúmeros benefícios, como: expansão da rede social, redução de estresse e ansiedade, novas experiências culinárias, o incentivo a aprender novos idiomas, autoconhecimento, estímulo para a autonomia e autoestima do idoso, além de ser uma prática que gera mais felicidade e possibilita uma expectativa de vida saudável.
O sucesso do conversa entre amigos 60+
A Editora Valer fica contente com a receptividade que o Conversa Entre Amigos 60+ tem ganhado ao passar de cada evento. De acordo com a coordenadora editorial e responsável pelo projeto, Neiza Teixeira, essa ideia de humanizar e trazer esse público para um bate-papo mensal é de extrema importância para a sociedade.
“Nós criamos um espaço de diálogo, de encontro, e também um espaço de conversa para se pensar sobre o envelhecimento, que poderá ser mais ameno, desde que nós tenhamos a consciência do que significa essa fase da vida”, explicou Neiza.
O Conversa Entre Amigos 60+ é um momento de informação, lazer, bem-estar e troca de experiências entre o público presente.
Por Bruna Chagas











