As Chefs Luciana Felicori e Viviane Araújo, do Sabor a Mi - Foto: Ekco Produções
O Restaurante Sabor a Mi foi escolhido como o grande vencedor da etapa estadual do concurso ‘O Quilo é Nosso’, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em parceria com o Mundo Mesa e patrocínio de Caixa, Coca-Cola Brasil, Friboi, PicPay, Rational, Pluxee e Seara. O prato vencedor, uma sofisticada Tartelette de Pirarucu, encantou o júri técnico e garantiu a vaga do restaurante na disputa nacional, que será realizada em novembro, em São Paulo.
A escolha aconteceu na tarde de terça-feira (15/10), no Laboratório de Gastronomia da FAMETRO, onde um júri, composto por renomados professores de gastronomia da instituição, avaliou os pratos apresentados. O Sabor a Mi se destacou com sua criação, que combina lombo de pirarucu grelhado, queijo coalho, purê de batata, clara em neve e um pesto de jambu com castanha-do-Brasil, mostrando a riqueza dos sabores regionais.
O prato campeão: Tartelette de Pirarucu com Recheio de Queijo Coalho, Purê de Batatas, Clara em Neve ao molho Pesto de Jambu com Castanha-do-Brasil, do restaurante Sabor a Mi – Foto: Ekco Produções
“Quando fomos convidados para participar do ‘O Quilo É Nosso’, fizemos um estudo do que seria nosso prato”, comentou Luciana Felicori, chef e restaurateur do Sabor a Mi. “Eu gosto muito da gastronomia francesa. Por isso, bolamos a tartelette, que é uma massa com diferentes camadas e, aqui, usamos o pirarucu, que é um dos produtos mais icônicos da nossa região, junto a ingredientes locais como o queijo coalho e o jambu”, completou.
Com o tema “É Comer, Gostar e Votar!”, o evento, que celebra a tradição dos restaurantes self-service e destaca talentos regionais, reuniu seis participantes amazonenses, todos associados à Abrasel, com três finalistas de destaque: Amazon Grill com o Filé de pirarucu ao molho vinagrete com alcaparras, Caboclo Culinária Amazônica com o Pirarucu do Caboclo Pávulo e o vencedor Sabor a Mi.
Rodrigo Zamperlini, presidente da Abrasel no Amazonas, com as Chefs do Sabor a Mi – Foto: Ekco Produções
O presidente da Abrasel no Amazonas, Rodrigo Zamperlini, celebrou o sucesso do concurso, ressaltando a importância da competição para o setor de alimentação fora do lar. “O Quilo é Nosso não é apenas uma competição, mas uma vitrine para a rica gastronomia do nosso estado. A expectativa é alta, e quem sabe, mais uma vez, poderemos celebrar um restaurante amazonense como campeão nacional. Isso fortalece não só os negócios, mas também a cultura culinária única que temos aqui”, enfatizou.
Na grande final, os melhores restaurantes irão competir entre si pelo título de “Melhor restaurante a quilo do Brasil”, e o ganhador será anunciado em novembro, durante o evento Mesa ao Vivo São Paulo, promovido pela Prazeres da Mesa.