Conflitos em Sweida deixam 248 mortos na Síria, segundo observatório

Em meio à crise na região e após dois dias de conflito, o Ministério da Defesa da Síria anunciou um cessar-fogo na cidade de Sweida, na última terça-feira (15)

Pessoas em luto carregam o corpo de familiar morto durante confrontos entre combatentes drusos e tribos beduínas na Síria – Foto: Foto de Shadi AL-DUBAISI / AFP

A província de Sweida, no sul da Síria, foi palco de intensos confrontos nos últimos dias, resultando na morte de pelo menos 248 pessoas e na mobilização das forças governamentais. O balanço atualizado nesta quarta-feira (15) pelo Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), que possui uma vasta rede de fontes na região, revela a gravidade da situação.

Entre as vítimas, destacam-se 92 membros da minoria drusa, grupo com forte presença na área. O OSDH informou que 28 civis foram mortos, sendo 21 deles executados sumariamente pelas forças do governo. Além disso, 138 agentes das forças de segurança e 18 combatentes beduínos aliados também perderam a vida.

Os confrontos tiveram início no domingo, envolvendo combatentes drusos e tribos beduínas sunitas. O gatilho foi o sequestro de um comerciante de verduras druso, que desencadeou uma série de raptos como retaliação, segundo a versão do OSDH.

Intervenção governamental e ataques israelenses

As forças do governo sírio anunciaram uma intervenção na segunda-feira para conter a violência, enviando soldados à cidade de Sweida na terça-feira. No entanto, o OSDH, testemunhas e fontes drusas acusaram as forças sírias de uma intervenção conjunta com os beduínos.

Após o envio das tropas governamentais, a agência oficial síria Sana informou que Israel bombardeou Sweida na terça-feira e voltou a atacar a região nesta quarta-feira.

Israel Alerta Síria sobre os Drusos

Em Israel, o ministro da Defesa, Israel Katz, exigiu que a Síria “deixe os drusos de Sweida em paz” e retire suas tropas da região sul. “Como deixamos claro e alertamos, Israel não abandonará os drusos na Síria e aplicará a política de desmilitarização que decidimos”, declarou Katz. Ele advertiu que as forças israelenses “intensificarão a resposta contra o regime se esta mensagem não for compreendida”.

Os drusos são uma importante minoria do Oriente Médio, com uma religião que deriva do islamismo xiita. Eles estão presentes no Líbano, no sul da Síria e nas Colinas de Golã, uma área síria ocupada por Israel desde 1967.

Fonte: https://jovempan.com.br/noticias/mundo/numero-de-mortos-em-confrontos-no-sul-da-siria-sobe-para-248.html

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.