Como os cristãos devem questionar sua salvação? John Piper responde

Pastor John Piper, respondeu pergunta de ouvinte do seu podcast - Foto: Reprodução/YouTube

Para o teólogo John Piper, os cristãos deveriam questionar sua salvação de acordo com o que a Escrutura aponta, tendo em vista algumas distinções substanciais quanto ao que isso significa. O pastor respondia a uma pergunta de um ouvinte de seu podcast.

Piper foi questionado sobre o significado de 2 Coríntios 13:5, que diz: “Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na ; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados”.

Sobre a frequência com que o cristão deve se examinar, para saber sobre sua permanência na fé, o teólogo afirmou que existe diferença estratégica e psicológica ao abordar a questão de saber se alguém está na fé. Ele disse que é preciso examinar o contexto da questão de 2 Coríntios.

“Uma das razões pelas quais acho que há uma diferença significativa aqui é porque, no contexto de 2 Coríntios, há algum conflito real entre Paulo e algumas pessoas em Corinto que deram provas significativas de que podem não ser verdadeiros cristãos”, disse ele , observando que Paulo parece inseguro sobre alguns que professam ser crentes.

No entanto, ele lembrou o que diz 2 Pedro 1:10, apontando que o texto exorta os cristãos a “serem ainda mais diligentes para confirmar a sua vocação e eleição [ou você poderia dizer a salvação], pois se você praticar essas qualidades, nunca cairá”.

Piper disse que existe uma distinção importante entre examinar a si mesmo e o processo contínuo de viver a salvação de alguém a longo prazo, mostrando evidências de fé salvadora. “De certa forma, o ponto principal em ambos os casos é este: mostre que você é um verdadeiro cristão, nascido de novo, justificado, a caminho do Céu”, disse ele.

Parte superior do formulário

Ao explicar as palavras do apóstolo Paulo, ele enfatiza que a questão dita aos coríntios refere-se ao fato de que estavam lidando com pessoas impenitentes, que diziam ser cristãs, mas que viviam em pecado. No entanto, ele afirma que a admoestação para “testar a si mesmo” não faz parte da vida cristã.

Parte inferior do formulário

“Acho que Paulo diria que esse tipo de teste é algo extraordinário e deve ser feito em pontos críticos de sua vida quando você se desviou de andar no passo do Espírito e foi questionado, provavelmente por alguém, ou talvez por sua própria consciência: você é um verdadeiro cristão?”, disse Piper.

“Faça o teste sério e crítico de 2 Coríntios 13:5 quando alguém avisa que sua vida não parece mais estar confirmando sua afirmação cristã. Isso deve disparar sinais de alarme em você, e você pode estar em sérios apuros. Então, faça isso tipo de autoanálise séria, que pode ser muito assustadora, muito difícil, mas muito, muito importante”, concluiu.

Por Michael Caceres 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.