Comissão da Mulher da CMM inicia visitas às maternidades com agenda na Moura Tapajóz

Objetivo é acompanhar de perto o atendimento oferecido às mulheres e verificar se os direitos garantidos em lei estão sendo respeitados

Vereadoras da CMM fiscalizam atendimento à mulher na Maternidade Dr. Moura Tapajóz - Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Manaus (CMM), por meio da 18ª Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher, realizou uma visita institucional à Maternidade Dr. Moura Tapajóz, situada na zona Oeste da capital. A ação marca o início de uma série de visitas programadas às maternidades da cidade, com o objetivo de fiscalizar de forma direta o atendimento prestado às mulheres e assegurar o cumprimento dos direitos previstos em lei.

A visita contou com a participação da presidente da 18ª Comissão, Professora Jacqueline (União Brasil); das vereadoras Yomara Lins (Podemos), Thaysa Lippy (PRD); e do vereador João Paulo Janjão (Agir).

Durante a visita, os parlamentares conversaram com a direção da unidade e conheceram detalhes do funcionamento da maternidade, que é a única municipal em Manaus e atende também mulheres da região metropolitana e de municípios do interior do Estado.

A presidente da Comissão da Mulher, Professora Jacqueline (União Brasil), destacou que a visita foi proposta em abril e tem o propósito de compreender a realidade enfrentada por pacientes e profissionais.

“Viemos nos solidarizar com as mulheres e também com os profissionais de saúde. A maternidade realiza um trabalho importante no acolhimento de vítimas de violência sexual e no controle de natalidade, e queremos ampliar a divulgação desses serviços”, afirmou a parlamentar.

A vereadora também lembrou da existência de uma lei municipal, de sua autoria, que garante o direito à presença de acompanhantes durante o pré-parto e o pós-parto.

A vice-presidente da comissão, vereadora Yomara Lins (Podemos), reforçou a importância de conhecer o trabalho de perto.

“Aqui são realizados mais de dez partos por dia, e os profissionais atuam com muita dedicação. Há falhas, como em qualquer lugar, mas também há um serviço essencial de acolhimento às vítimas de violência que precisa ser reconhecido e fortalecido”, disse.

O vereador João Paulo Janjão (Agir) pontuou a importância da presença masculina na defesa dos direitos das mulheres.

“Conhecer essa realidade amplia a nossa visão como legisladores. Vimos de perto os desafios e também serviços como o de Atendimento a Vítimas de Violência Sexual (Savvis), que precisa ser mais divulgado. O papel do parlamentar é justamente ouvir a população e propor melhorias com base nessas experiências.”

Para a diretora da maternidade, Núbia Cruz, a visita dos vereadores é essencial para fortalecer o serviço e ampliar o diálogo com o Legislativo.

“Essas visitas mostram o que estamos entregando à população. Atendemos Manaus e o entorno com serviços que vão desde o parto humanizado até o acolhimento de vítimas de violência sexual, 24 horas por dia. Precisamos continuar ampliando a conscientização sobre esses atendimentos, que nem sempre são do conhecimento da população.”

A comissão anunciou que outras maternidades da cidade também receberão visitas semelhantes nos próximos meses. O objetivo é ouvir gestores, identificar gargalos e propor soluções para garantir um atendimento digno e humanizado às mulheres manauaras.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.