Comandante Dan defende a criação de policiamento aquaviário no Amazonas

Comandante Dan defende criação de policiamento aquaviário para combater pirataria e narcotráfico no Amazonas - Foto: Divulgação

Na manhã desta segunda-feira (18), o deputado estadual Comandante Dan (Podemos), presidente da Comissão de Segurança Pública do Legislativo, defendeu a criação de um policiamento aquaviário para o Amazonas. A medida, segundo ele, é uma estratégia de combate ao narcotráfico e à pirataria nos rios da região.

Recentemente, o parlamentar participou de uma caravana fluvial que percorreu 1.600 km do rio Solimões, entre Tabatinga e Manaus, com paradas em 20 cidades e 42 comunidades rurais. Para o deputado, é necessário um plano emergencial que contenha a entrada de drogas e armas na tríplice fronteira e que patrulhe os rios para combater o narcotráfico e a pirataria.

“Os piratas usam drones, alta tecnologia e armamento pesado, e se infiltram até em poderes legislativos. O crime está organizado e o poder público não pode ser reativo, precisa agir proativamente. Nossa polícia carece de um batalhão fluvial e de uma estrutura para patrulhar os rios. Defendo a criação de uma força policial militar e civil para o patrulhamento aquaviário”, declarou o deputado.

Segundo o Comandante Dan, apesar do problema ser crítico e causar prejuízos sociais, ambientais e econômicos muito expressivos, até o sistema de informação sobre as ocorrências é deficiente.

“De outubro de 2020 a dezembro de 2023, piratas roubaram 7,7 milhões de litros de combustíveis, gerando um prejuízo de R$ 48 milhões e um aumento de 105% nos ataques. Mesmo em agosto de 2025, os crimes continuam sem um sistema de informações efetivo. Precisamos investir em equipamentos e tecnologia para um policiamento ostensivo e preparado. Até agora, estamos perdendo essa guerra.”

O deputado fez referência à instalação de bases fluviais como um avanço. Ele considera a iniciativa um aceno extremamente positivo do Estado brasileiro, em parceria com o Executivo estadual, para promover a segurança pública nos rios do Amazonas e nas regiões onde as bases estão instaladas. No entanto, ele reforça que é preciso haver investimento em tecnologia, rapidez de mobilidade e aumento do contingente para que haja uma pronta resposta.

No dia 12 de julho, quando a caravana pela calha do Solimões começou, o Comandante Dan se reuniu com o secretário municipal de segurança pública de Tabatinga, tenente-coronel PM Herlon, e o comandante do Batalhão de Polícia Militar daquela cidade, major PM Jonatas Soares. Na ocasião, ele recebeu o documento “O tráfico de drogas nos rios do Amazonas: policiamento fluvial e estratégias integradas para a segurança, proteção ambiental e a cooperação transnacional”. O documento está em análise na Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas.

“A iniciativa dos policiais militares é oportuna, pois aborda claramente a ausência de um policiamento aquaviário e a necessidade de leis que fortaleçam a segurança na fronteira. Estamos analisando o documento para transformar suas propostas em projeto de lei, pois a situação é urgente: trata-se não só de ocorrências, mas do domínio de áreas inteiras, com populações e autoridades reféns de criminosos”, finalizou o parlamentar.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.