Com Thales, Peru reforça liderança regional em modernização do tráfego aéreo

Foto: Divulgação | Thales
  • A escolha marca um marco importante para Thales e Stinville no processo de modernização do tráfego aéreo na América Latina, com a conquista de um primeiro contrato para a CORPAC (Corporação Peruana de Aeroportos e Aviação Comercial). O objetivo é aprimorar o processamento de mensagens aeronáuticas com o TopSky-AMHS (Sistema de Gestão de Mensagens Aeronáuticas).
  • O novo sistema abrangerá mais de 35 localidades em todo o país e otimizará a comunicação entre centros de controle de tráfego aéreo, aeroportos e prestadores internacionais de serviços de navegação aérea (ANSPs).
  • O contrato, firmado em colaboração com a parceira local da Thales, Stinville, representa um avanço significativo para a infraestrutura aeronáutica do Peru e reforça a posição da Thales como parceiro estratégico na modernização da gestão do tráfego aéreo na América Latina.

A Thales, líder mundial em tecnologias avançadas para o setor Aeroespacial, junto com sua parceira local Stinville, está revolucionando as comunicações do tráfego aéreo no Peru com a implementação do sistema TopSky-AMHS, que permitirá à CORPAC modernizar a transmissão de mensagens aeronáuticas, aprimorando a interoperabilidade com outros sistemas e alinhando-se aos mais altos padrões internacionais estabelecidos pela OACI (Organização de Aviação Civil Internacional).

Este novo projeto contempla a implantação de um avançado Sistema de Gestão de Mensagens Aeronáuticas (AMHS), aliado a uma solução de contingência, que em conjunto proporcionarão o mais alto nível de segurança, além de maior eficiência e continuidade operacional na gestão das comunicações aeronáuticas no Peru. O TopSky-AMHS integrará um dos principais centros de comunicação das Américas, garantindo conectividade entre países da América do Sul, Estados Unidos, Espanha e América Central. Para a execução do contrato, a Thales firmou parceria com a Stinville, seu parceiro industrial no Peru.

“Este marco demonstra o compromisso da Thales com o avanço da gestão do tráfego aéreo na América Latina. É uma satisfação trabalhar com a CORPAC e a Stinville neste grande projeto, que modernizará a gestão das comunicações aeronáuticas no país, oferecendo os mais altos padrões de segurança às operações” — Jérôme Copin, Diretor de Soluções de Mobilidade Aérea para a América Latina, Thales.

A solução TopSky-AMHS da Thales já foi adotada em diversos países, comprovando sua confiabilidade e eficiência. Sua implementação no Peru também dará suporte à indústria da aviação do país. Ao aprimorar os tempos de resposta e a capacidade de coordenação entre diferentes atores do setor — como a CORPAC, a Força Aérea do Peru (FAP), a Direção-Geral de Aeronáutica Civil (DGAC), a Marinha, os operadores aéreos, as autoridades aeroportuárias e os serviços meteorológicos —, o sistema contribuirá para fortalecer toda a rede aérea nacional.

“É um privilégio contribuir de forma decisiva para este projeto estratégico da CORPAC. Em parceria com a Thales, colocaremos à disposição nossa capacidade técnica e operacional para assegurar a implantação bem-sucedida do TopSky-AMHS, reforçando a modernização da infraestrutura aeronáutica do Peru e sua integração à comunidade aeronáutica internacional.” — Iván Ortega, CEO da Stinville.

A Thales já participou de inúmeros projetos de modernização do tráfego aéreo em toda a região, fornecendo soluções tecnológicas inovadoras para aumentar a eficiência dos sistemas aeronáuticos. Em 2023, o Grupo inaugurou seu centro de integração de gestão de tráfego aéreo na Cidade do México, que atua em toda a América Latina e Caribe. Com este novo contrato, a Thales reafirma sua liderança no controle do tráfego aéreo, fortalece sua presença na região e reforça seu compromisso com a inovação e a segurança no setor aeronáutico.

A Thales é líder mundial no setor aeroespacial: dois em cada três aviões no mundo decolam, voam e aterrissam utilizando suas tecnologias. A empresa é referência global em gestão do tráfego aéreo (ATM), oferecendo soluções que abrangem todo o espectro — desde o controle do tráfego aéreo (incluindo drones), auxílios à navegação e sistemas de vigilância global que integram radares ATC (Radar de Controle de Tráfego Aéreo) e sensores, até sistemas ATM turnkey, que gerenciam as operações desde o pushback até o pouso em mais de 180 países.

Sobre Thales

A Thales é líder global em tecnologias avançadas para os setores de Defesa, Aeroespacial, Cibersegurança e Digital. Seu portfólio de produtos e serviços inovadores responde a diversos desafios globais: soberania, segurança, sustentabilidade e inclusão. O Grupo investe mais de € 4 bilhões por ano em Pesquisa & Desenvolvimento em áreas-chave, especialmente para ambientes críticos, como Inteligência Artificial, cibersegurança, tecnologias quânticas e em nuvem. A Thales conta com mais de 83.000 colaboradores em 68 países. Em 2024, o Grupo registrou uma receita de € 20,6 bilhões.

FSB Comunicação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.