
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou nesta sexta-feira (28/11) a 11ª reunião ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O encontro ocorreu no mirante Lúcia Almeida, no centro histórico da cidade.
A reunião contou com a presença de conselheiros tutelares (titulares e suplentes) e representantes da sociedade civil e do poder público.
Pautas e transição de gestão
A agenda da 11ª reunião ordinária foi marcada pela transição da diretoria e pela análise dos trabalhos recentes do conselho. Entre os principais pontos discutidos, destacam-se:
- Eleição da nova presidência e secretariado do conselho;
- Posse de novos conselheiros;
- Leitura e aprovação da ata da 10ª reunião;
- Leitura do relatório de gestão 2023-2025;
- Apresentação do parecer institucional.

Ao encerrar seu ciclo de gestão (2023-2025), a ex-presidente do CMDCA, Elisângela Tavares, destacou os avanços alcançados.
“Tivemos vários avanços relevantes. Agora, a nova presidente do conselho, na pessoa da Graça Prola, representante da Semasc, vai dar continuidade a esse trabalho tão importante da defesa da criança e do adolescente”, declarou.
Prioridades da nova diretoria
Eleita para presidir o CMDCA, a subsecretária da Semasc, Graça Prola, ressaltou o papel do conselho na garantia dos direitos humanos. A nova gestão será composta pela Semasc na presidência, juntamente com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Prola delineou as prioridades para o próximo período:
- Promoção e captação de recursos: Articulação com o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
- Processos internos: Atuação nos processos de sindicância que estão em andamento.
- Qualificação para 2026: Trabalho efetivo na qualificação e profissionalização das organizações da sociedade civil.
Por Syrrames Nobre/ Semasc











