Close encerra programação em Manaus com premiação e sessão gratuita de “Maré Alta”

Neste dia também serão anunciados as obras vencedoras das mostras competitivas da segunda edição do Close

Filme “Maré Alta” ganha sessão especial no festival que celebra audiovisual LGBTQIAPN+ no Amazonas – Foto: Divulgação

O festival de cinema Close anuncia nesta terça-feira (24) os vencedores das mostras competitivas Óscar Ramos de Videoclipes, Nei Szafir de Ficção e de Documentário Manuela Otto. A programação inicia às 18h30, com a exibição do filme convidado “Maré Alta”, estrelado pelo ator Marcos Pigossi. O Close acontece no Teatro Gebes Medeiros, na avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro. A entrada é gratuita.

Realizado pela Cacique Produções, o festival conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. O Close é o primeiro festival da região Norte dedicado à apresentação de trabalhos audiovisuais com temáticas relacionadas ao universo LGBTQIAPN+ e conta ainda com apoio do Conselho Municipal de Cultura e Prefeitura de Manaus, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

O idealizador e coordenador do festival, Wallace Abreu, ressalta que foram três semanas intensas de programação, com 28 obras exibidas, entre videoclipes, curta-metragens e documentários. “Muitas histórias com perspectivas diferentes e mensagens potentes que puderam ser apresentadas a diferentes públicos. Chegamos ao último dia de festival com a sensação de dever cumprido para anunciar as obras escolhidas pelos jurados e público, mas principalmente por fazer do Close um espaço de representatividade da comunidade LGBTQIAPN+”, destaca.

Filme Convidado: “Maré Alta”

Em parceria inédita com a produtora Liddell Entertainment e distribuidora Retrato Filmes, o Close vai exibir o filme “Maré Alta”. Lançado no Brasil em março, o longa produzido e estrelado pelo ator Marcos Pigossi será apresentado pela segunda vez em Manaus. O filme teve sua première mundial no South by Southwest (EUA) e a nacional no Festival do Rio. Também passou pelo MixBrasil, onde venceu o prêmio do público de melhor filme, e seguiu construindo sua trajetória por festivais estrangeiros.

“Maré Alta” acompanha uma jornada de autodescoberta e de busca por um lugar — físico ou não — onde haja a sensação de pertencimento. Depois de deixar o Brasil para viver com o namorado nos Estados Unidos, Lourenço (Marco Pigossi) vê seus planos ruírem. Abandonado pelo parceiro, longe de casa e com o visto prestes a expirar, o imigrante conhece Maurice (James Bland), um americano cativante que o leva a confrontar seus medos e se reconstruir em meio às frustrações.

O elenco também é composto por Marisa Tomei, vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (“Meu Primo Vinny”), Bill Irwin (“Interestelar”), Mya Taylor (“Tangerina”) e Sean Mahon. A classificação indicativa do filme é de 16 anos. A obra será apresentada com áudio original em inglês e legendas em português.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.