Cigás promove workshop e apresenta inovações no uso do gás natural em Manaus

Evento teve como objetivo apresentar oportunidades para avanço do mercado de gás natural

Evento da Cigás mostra soluções para indústria, comércio e transporte - Foto: Divulgação/Cigás

Em uma iniciativa que reforça seu compromisso com a inovação e a transição energética, a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) promoveu o workshop “Gás Natural: soluções e oportunidades” em Manaus. O evento reuniu mais de 100 representantes dos segmentos industrial, comercial e de transporte, com o objetivo de apresentar as mais recentes tecnologias e impulsionar o uso do gás natural no estado.

De acordo com o gerente de Comercialização e Marketing da Cigás, João Salomão, a avaliação do evento foi “extremamente positiva”, pois reuniu empresas que oferecem soluções inovadoras, usuários e potenciais interessados. Ele destacou que o workshop alcançou um resultado “extremamente satisfatório” ao promover a troca de experiências e o networking entre os participantes.

Destaques em climatização e logística

Um dos pontos altos do evento foi a apresentação da LG sobre uma solução de climatização movida a gás natural. O representante da empresa, Victor Dias, explicou que a tecnologia pode gerar uma impressionante redução de 90% na demanda elétrica para sistemas de ar-condicionado. A LG é uma das poucas empresas no Brasil a oferecer esse tipo de equipamento, que já é utilizado em 100% da climatização do Hospital Albert Einstein.

Além da economia, o sistema da LG se destaca pela cogeração, um processo que aproveita o calor gerado para outras aplicações, como aquecimento de água e processos produtivos.

O workshop também apresentou inovações em logística e abastecimento. A empresa Gasprom mostrou tecnologias de compressão e descompressão para gás natural veicular (GNV), gás natural comprimido (GNC) e gás natural liquefeito (GNL). O engenheiro Marcello Vitorino, da Gasprom, falou sobre o projeto de posto móvel, que permite a operação imediata de um posto de abastecimento a gás natural, facilitando a expansão do consumo.

Parcerias e futuro do Gás Natural no Amazonas

Amilton Dutra, gerente nacional de Vendas da Gás Futuro, reforçou a parceria de longa data com a Cigás. Ele relembrou que Manaus foi a primeira cidade a receber a operação de um posto de GNV da empresa em 2020. Dutra afirmou que a Gás Futuro tem grande interesse em ampliar sua participação no mercado local, atuando em projetos de diferentes portes e segmentos.

O evento ainda contou com a participação de outras empresas, como a Ecogen, Sotreq e Scania, que apresentaram novas oportunidades de negócios para os participantes. A programação foi encerrada com uma palestra sobre as linhas de financiamento do Banco da Amazônia, visando apoiar a implementação de projetos que utilizem gás natural.

Assessoria de Comunicação: Lisângela Costa

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.