
O dólar comercial fechou em queda de 0,37%, cotado a R$ 5,303, na sessão desta segunda-feira (17). Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), encerrou em alta na sessão de hoje. A Bolsa fechou o pregão subindo 1,38%, aos 113.623,98 pontos.
O dólar acompanhou a fraqueza da moeda norte-americana no exterior em meio a pausa num movimento global de fuga para a segurança, enquanto, na cena local, investidores digeriam o debate presidencial da véspera, a pouco menos de duas semanas do segundo turno das eleições.
O índice do dólar contra pares fortes dispara mais de 17% no acumulado de 2022, e o fortalecimento externo da moeda tem sido um dos principais responsáveis pelos momentos de depreciação do real no mercado brasileiro.
No entanto, a moeda norte-americana ainda recua mais de 5% frente à brasileira até agora no ano, com o patamar elevado da taxa Selic (13,75%), o bom desempenho da economia local na comparação com pares globais e um resultado mais apertado do que o esperado no primeiro turno das eleições presidenciais servindo como colchão para o real, de acordo com especialistas.
Na cena eleitoral, investidores digeriam o debate da véspera entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) — em que o petista criticou a atuação do presidente na pandemia de covid-19 e o candidato à reeleição atacou a corrupção na Petrobras — e aguardavam novas pesquisas de intenção de voto antes da segunda rodada do pleito presidencial, que acontecerá no dia 30 de outubro.
Durante a sessão desta segunda-feira, as ações da CVC (CVCB3), Embraer (EMBR3) e Azul (AZUL4) figuraram entre as maiores altas do dia.
Fonte: https://economia.uol.com.br/cotacoes/noticias/redacao/2022/10/17/dolar-17-de-outubro-de-2022.htm











