Cadastra debate os impactos da IA no e-commerce durante o Fórum E-Commerce Brasil 2025

Companhia apresenta cases e tendências sobre o uso responsável da IA para manter relevância no varejo online

Alexandre Bonati – Foto: Divulgação

O e-commerce brasileiro deve movimentar R$ 224,7 bilhões em 2025, registrando crescimento de 10% em relação a 2024, segundo dados da ABComm. Esse avanço ocorre em um cenário de forte adoção tecnológica: 75% das lojas virtuais no país já utilizam algum tipo de Inteligência Artificial (IA), de acordo com levantamento da Ebit/Nielsen, enquanto 54% dos consumidores interagem com ferramentas baseadas em IA. No panorama global, estima-se que a tecnologia adicionará US$ 31 bilhões ao setor em 2025, com projeção de alcançar um mercado de US$ 827 bilhões até 2030.

Nesse contexto, a Cadastra — empresa global especialista em serviços tecnológicos aplicados ao marketing para impulsionar o crescimento de marcas — participará do Fórum E-Commerce Brasil 2025 para discutir como a IA está transformando profundamente o varejo digital e por que as empresas precisam agir agora para se adaptar a essa nova realidade.

Estamos vivendo uma mudança de paradigma no e-commerce. A IA não é apenas uma ferramenta para otimizar processos, mas um fator central na forma como consumidores descobrem, interagem e compram produtos. Quem não se adaptar a essa dinâmica — que inclui a personalização em tempo real e a otimização para sistemas generativos — corre o risco de perder relevância rapidamente,” afirma Alexandre Bonati, Diretor de Commerce da Cadastra.

Durante o evento, a companhia abordará temas como personalização da jornada de compra, automação inteligente e o conceito de GEO (Generative Engine Optimization) — que redefine como as marcas são descobertas e consideradas pelos consumidores.

Embora a IA avance rapidamente, nem todos os consumidores estão no mesmo estágio de adoção. Muitos ainda desconhecem ou não utilizam essas ferramentas no dia a dia. Por isso, as marcas precisam atuar em duas frentes: manter seus canais tradicionais relevantes e, ao mesmo tempo, explorar de forma estratégica e responsável as oportunidades da tecnologia. A transição tende a ser gradual, mas inevitável.

Outro ponto de discussão será a mudança no comportamento de compra. Hoje, 10,9% das vendas online no Brasil têm início nas redes sociais, percentual que deve atingir 11,7% em 2029. “A jornada de compra migrou para onde a atenção está. A pergunta inevitável é: estamos preparados para continuar sendo relevantes em um ambiente onde a descoberta de produtos, a comparação e até o checkout acontecem fora da nossa loja? A resposta pode determinar não apenas o desempenho de curto prazo, mas a própria viabilidade dos negócios nos próximos anos”, reforça Bonati.

O Fórum E-Commerce Brasil 2025 acontece entre 29 e 31 de julho, no Distrito Anhembi, em São Paulo. 

Sobre a Cadastra 

A Cadastra é uma empresa global com 25 anos de experiência, dedicada a usar a tecnologia aplicada ao marketing para impulsionar o crescimento de empresas. Nascida no ambiente digital, a Cadastra combina diversas expertises para oferecer revisão estratégica e operacional, otimizando resultados.

A empresa fornece soluções completas em tecnologia, inteligência artificial, marketing, consultoria, dados e analytics, criatividade e cloud, utilizando uma metodologia proprietária. Com mais de 900 profissionais distribuídos em oito escritórios em cinco países (Brasil, Argentina, Colômbia, México e Inglaterra), a Cadastra se destaca no mercado.

Seu reconhecimento inclui:

  • Liderança em três quadrantes do Relatório ISG Provider Lens™ Martech Solutions e Service Providers 2022 e 2023 (Análise & Inteligência, Presença & Anúncios Digitais e Serviços Estratégicos Martech).
  • Listada no ranking The Americas’ Fastest-Growing Companies 2023 do Financial Times.
  • Primeira empresa nativa em performance digital indicada ao prêmio Caboré em 2022, na categoria Serviços de Marketing.
  • Única empresa da América Latina a ganhar o Salesforce Partner Innovation Award 2022.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.