
Mais de 300 jovens de toda a América Latina se reúnem nesta segunda-feira (9) no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, para a cerimônia de entrega da carta declaratória a autoridades. O evento representa a finalização de um processo de 5 meses de escrita entre jovens lideranças de países latinoamericanos, e a conclusão do evento que acontece de forma presencial em Belém entre 6 e 10 de setembro.
- A carta declaratória foca em três temáticas: Sociobiodiversidade, Educação Climática e Governança & Participação. Os assuntos, desdobrados em pelo menos nove emergências decoloniais das juventudes da América Latina, serão finalizados e compartilhados neste domingo, no Curro Velho & Casa da Linguagem, e apresentados ao público de forma inédita no evento de segunda-feira.
Como parte da programação oficial, o documento de Emergências Climáticas será entregue ao Cacique Raoni Metuktire, liderança indígena pela defesa da Amazônia e pelos direitos dos povos originários e a representantes da Secretaria de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério dos Povos Indígenas, do Ministério de Relações Exteriores, do Governo do Pará e à relatoras especiais da ONU. O Cacique também receberá o Prêmio Cacique da Paz, como manifestação das juventudes brasileiras pela premiação de Raoni com o Prêmio Nobel da Paz, somando-se à indicação da candidatura inscrita pela Fundação Darcy Ribeiro ao Comitê do Nobel em 2020.
Esta é uma iniciativa em colaboração entre as organizações latinas Engajamundo, #Youth4COP30, COP das Baixadas, Climalab, Jóvenes por el Clima, Sustainable Ocean Alliance (SOA Latam), Red de Juventudes Indígenas LAC, Mídia Indígena e Aerofólio Filmes.
Após a conferência, a declaração elaborada será enviada à Conferência Global de Juventudes (COY19) e à Conferência das Partes (COP29), eventos de discussão internacionais sobre mudanças climáticas que ocorrerão no Azerbaijão este ano.
Um ano antes da COP30
Programada para ocorrer em 2025 em Belém, a COP30 será um marco de virada da agenda socioambiental. Após 11 anos sem que a Conferência acontecesse em solo latinoamericano, dessa vez o mundo se voltará para a revisão do Acordo de Paris, com o objetivo de limitar o aquecimento global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais. A RCOY Latinoamericana de 2024 inaugura assim o cenário de conferências internacionais rumo à COP30 na cidade de Belém, abrindo espaço para diálogos das juventudes com autoridades da região, levando suas demandas e posicionando essas enquanto atores chave nas negociações climáticas atuais.
Serviço
- Evento: Entrega da Carta com 9 Emergências Decoloniais da América Latina, construída na Conferência Climática Regional de Juventudes Latinoamericanas (RCOY Latinoamérica 2024)
- Data: 9 de setembro de 2024, das 9h às 12h
- Local: Teatro Maria Sylvia Nunes (Boulevard Castilhos França – s/n Dentro do Complexo da Estação das Docas – Campina, 66010-020), no município de Belém (PA), no Brasil.
Evento fechado e gratuito para os participantes do evento e imprensa. Encontre mais informações no Instagram da RCOY Latinoamerica 2024.











