
Marlon Freitas em ação pelo Botafogo contra a LDU – Foto: Vítor Silva/Botafogo
Cai o atual campeão da Libertadores. Em uma noite trágica no Estádio Casa Blanca, nesta quinta-feira (21), em Quito, no Equador, o Botafogo perdeu por 2 a 0, com uma atuação desastrosa diante da LDU, e se despediu da competição continental nas oitavas de final. Villamil e Alzugaray marcaram os gols e classificaram os equatorianos para a próxima fase.
Com o resultado, a LDU, que precisava de dois gols de diferença, vai enfrentar o São Paulo nas quartas de final. Já o Botafogo, que ocupa a quinta colocação no Brasileirão, foca agora na Copa do Brasil, onde está nas quartas de final contra o Vasco.
Como foi o jogo entre LDU e Botafogo?
Se na ida o time venceu por um placar magro de 1 a 0 no Nilton Santos, o início da partida em Quito não poderia ter sido pior. Muitos erros na saída de bola — mesmo com três volantes — e a exposição do time fizeram com que a LDU abrisse o placar aos sete minutos. Villamil aproveitou a sobra na grande área e mandou para o gol, contando com desvio em Barboza.
Os problemas eram enormes: a saída de bola dificultada pelo bloco alto dos equatorianos, o exagero nas bolas longas e a fragilidade física. O atual campeão estava irreconhecível.
O Botafogo só foi aparecer no ataque por volta dos 35 minutos, com Marlon Freitas, que tentou encobrir o goleiro Valle. Em linhas gerais, a LDU foi extremamente superior, aproveitando para sufocar o Alvinegro na altitude de 2.850 metros de Quito. E que sufoco.
A partida não mudou na volta do intervalo. O time equatoriano seguiu em cima, pressionou e conseguiu um pênalti após toque no braço de Marlon Freitas — em um lance originado de forma irregular, já que a arbitragem marcou escanteio em vez de tiro de meta. Alzugaray, que não tinha nada a ver com o erro, tirou John da jogada e ampliou o placar.
Adversário tentou ajudar
Se no 11 contra 11 o Botafogo foi facilmente superado, Mina, zagueiro da LDU, ainda tentou ajudar com uma entrada violenta em Jeffinho, que resultou em cartão vermelho. Mesmo com a superioridade numérica, a melhor chance do Botafogo foi com Vitinho, que recebeu sozinho na segunda trave pela direita e finalizou para fora. Foi a única chance clara na partida.
A eliminação foi fruto de uma temporada conturbada. Do ano que “começava em abril”, o time passou pela venda dos principais destaques, pela perda de jogadores importantes por lesão e pela falta de reposição. O Botafogo foi eliminado por merecimento e, agora, focará no Brasileirão e na Copa do Brasil.