
A Prefeitura de Manaus, por meio de uma força-tarefa intersetorial, intensificou o combate ao descarte irregular de resíduos e entulhos na capital. A ação mais recente, realizada na sexta-feira, 10 de outubro, na zona Sul, resultou na notificação de oito empresas que comercializam e realizam a troca de pneus automotivos.
A operação integra as ações permanentes de limpeza e sustentabilidade urbana da gestão do prefeito David Almeida, sendo conduzida todas as sextas-feiras. A força-tarefa é composta por equipes das secretarias municipais de Limpeza Urbana (Semulsp) e Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), além do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Guarda Municipal de Manaus (GMM) e Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
Irregularidades encontradas e riscos à saúde pública
Durante a fiscalização, foram flagradas diversas irregularidades nas borracharias, com destaque para:
- Ausência de caixa separadora de água e óleo: Considerada uma infração gravíssima pelo Código Municipal de Meio Ambiente.
- Armazenamento e descarte indevido de pneus: Contribuindo para a poluição visual e ambiental.
- Água parada em um dos pontos: Fator que favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, representando um grave risco à saúde pública.
O gerente de fiscalização da Semmas, David Fernandes, reforçou a gravidade das infrações e alertou para os perigos sanitários. “A ausência da caixa separadora de água e óleo é uma infração gravíssima. Além disso, em um dos pontos, encontramos água parada, o que pode acarretar, entre outros perigos, a proliferação do mosquito da dengue. É importante frisar que esse tipo de operação agora será intensificada”, explic explicou.
Caráter educativo e destino correto dos pneus
Apesar do rigor na fiscalização, a força-tarefa possui um caráter educativo. Segundo o coordenador Ambiental da Semulsp, Luiz Paz, o objetivo é sensibilizar os empresários e oferecer a oportunidade de regularização.
“A ideia da prefeitura é dar a oportunidade de regularizar [a situação]. A partir de agora, [a empresa notificada] vai destinar seus pneus de forma ecologicamente correta, gerando qualidade de vida e preservando o meio ambiente”, afirmou Paz.
Ele destacou que o descarte irregular de pneus é um dos principais desafios da limpeza pública, causando impactos ambientais e urbanos. A Semulsp recolhe cerca de 2 mil pneus descartados indevidamente por dia nas ruas, calçadas e igarapés da cidade.
Os pneus recolhidos pelas equipes da Semulsp são destinados à Reciclanip, parceira da Prefeitura de Manaus. A entidade mantém um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) no bairro Puraquequara (zona Leste), aberto à população, garantindo o reaproveitamento e reciclagem desse material.
Colaboração e canais de denúncia
A Prefeitura reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a educação ambiental, e solicita a colaboração da população.
“A população também pode ser agente fiscalizador, denunciando pelo Disk Denúncia da Semmas, da Semulsp ou pelos canais oficiais da prefeitura”, incentivou David Fernandes.
Denúncias sobre descarte irregular podem ser feitas pelos seguintes canais:
- Disk Semulsp: (92) 98842-1202 / 1276 / 1277 / 4738
- Disk Semmas: Disponíveis nos canais oficiais da secretaria.
Por Dora Tupinambá / Semulsp