BID desembarca na capital e pressiona governo por avanço do Prosamin+

Equipe do banco está na capital, para acompanhamento do programa, que é executado pelo Governo do Amazonas

Programa Prosamin+ avança com apoio do BID e reassenta famílias em risco - Foto: Divulgação/UGPE

A missão de supervisão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está em Manaus para acompanhar o andamento das obras do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). O programa, executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), tem o BID como parceiro de financiamento.

Nesta quarta-feira (20/08), o líder da Divisão de Água e Saneamento do BID no Brasil, Gustavo Méndez, visitou os conjuntos habitacionais e as obras de saneamento em construção e destacou o progresso dos trabalhos. “Os resultados da missão foram muito bons, como sempre. Estamos contentes que o programa está avançando, está sendo executado dentro do previsto”, afirmou.

A equipe do BID, composta por Gustavo Méndez e a analista de operações Raisa Bettini, continuou a missão na quinta-feira (21/08), com reuniões para discutir projetos futuros. A programação incluiu visitas a obras na comunidade da Sharp e no conjunto dos Industriários.

O subcoordenador de Planejamento da UGPE, Leonardo Barbosa, destacou a importância do acompanhamento periódico do BID. “Essa é uma missão muito relevante, especialmente porque estamos chegando à metade do prazo previsto para a execução do Prosamin+. Aproveitamos o momento para discutir estratégias de planejamento que possam tornar as obras ainda mais eficientes”, afirmou.

Na terça-feira (19/08), o secretário Marcellus Campêlo e a equipe técnica da Sedurb e da UGPE apresentaram à comitiva do BID o cronograma financeiro e o andamento das obras do Prosamin+.

Detalhes do programa

BID supervisiona obras do Prosamin+ e elogia avanço em Manaus – Foto: Divulgação/UGPE

Habitação: O Prosamin+ já beneficiou 1.688 famílias das comunidades da Sharp e Manaus 2000, que viviam em áreas de risco, com soluções de moradia. A meta é reassentar 2.580 famílias até 2027, com a construção de um total de 808 unidades habitacionais.

Saneamento Básico: O programa está implantando 60 quilômetros de redes de coleta de esgoto e construindo seis estações elevatórias. Além disso, uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em construção pela concessionária Águas de Manaus no bairro Raiz, atenderá 220 mil pessoas na capital. Até o momento, 7.393,61 metros de rede coletora foram executados na comunidade da Sharp e no conjunto dos Industriários, e 3.844,69 metros na sub-bacia do conjunto Nova República, com 1.308 ligações domiciliares.

Urbanização: Uma nova ponte de concreto está sendo construída sobre o Igarapé do Quarenta, na Avenida Autaz Mirim, zona leste. O programa está urbanizando 340 mil metros quadrados na área do igarapé, abrangendo os bairros Armando Mendes, Distrito Industrial, Japiim e Coroado, e prevê, pela primeira vez, um plano de reflorestamento.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.