
Agricultores familiares de Manacapuru, a 68 km de Manaus, participaram de duas ações de capacitação focadas em boas práticas agrícolas, realizadas pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). As atividades, que contaram com a participação de 72 produtores, ocorreram na quarta-feira, 24 de setembro.
A palestra sobre citricultura foi realizada na comunidade Santa Maria do Lago do Pupunha, com o objetivo de transferir conhecimentos e novas tecnologias aos produtores do Projeto Prioritário (PP) de Citros. A capacitação, coordenada pela Unidade Local (UnLoc) Idam/Vila Rica Caviana, abordou diversos aspectos da produção, como:
- Implantação da cultura
- Correção do solo e adubação
- Controle de pragas
- Manejo de Equipamentos de Proteção Individual (EPI)
- Colheita e comercialização
Segundo o gerente da Unidade Local, Jaime Gatenha, a iniciativa visa proporcionar aos agricultores “oportunidades para expandir seus cultivos e trazer mais renda para suas famílias”.
Combate a pragas na bananeira
O curso sobre “Doenças da Cultura da Bananeira” aconteceu no Rancho Piquiá e teve como público-alvo 52 agricultores familiares e técnicos. A capacitação foi uma colaboração entre a Unidade Local do Idam/Manacapuru e a Embrapa Amazônia Ocidental, com o objetivo de divulgar boas práticas para o combate a pragas e doenças que afetam a cultura.
O curso foi ministrado por Luadir Gasparotto, técnico da Embrapa, e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Produção e da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf).
O gerente do Idam, Wanderley Barroso, celebrou os resultados: “Tivemos uma capacitação bastante produtiva, durante a qual pudemos oportunizar uma troca de conhecimentos e a apresentação de novas tecnologias, por meio de conteúdos teóricos e práticos.”