Avião oficial da Venezuela cruza quase a fronteira brasileira e levanta suspeitas estratégicas

Aeronave esteve em cidade próxima a Pacaraima (RR) e permaneceu no local por cerca de 40 minutos, de acordo com dados de monitoramento

Nicolás Maduro - Foto: Jesus Vargas/Getty Images

Uma aeronave já utilizada pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, realizou um voo noturno atípico nessa sexta-feira (28/11), pousando na cidade de Santa Helena de Uairén, próxima à fronteira com o Brasil. A movimentação chamou a atenção, ocorrendo um dia antes de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar o fechamento do espaço aéreo venezuelano, intensificando a ameaça militar e o acirramento das tensões entre os dois países.

Os dados do voo foram capturados por sites de monitoramento de tráfego aéreo, como o ADS-B Exchange e o FlightRadar.

Detalhes do voo e da aeronave

  • Aeronave: O avião é um Airbus A319-133, registrado sob a matrícula YV2984 e de propriedade do governo da Venezuela.
  • Pouso: A aeronave pousou em Santa Helena de Uairén por volta das 21h10 (horário local) da sexta-feira (28/11).
  • Duração: O avião permaneceu no aeroporto por cerca de 40 minutos.
  • Retorno: Por volta das 21h50, ele retornou para Caracas, capital da Venezuela.
  • Localização: Santa Helena de Uairén está localizada a 250 km de Pacaraima (RR), no Brasil, uma distância que pode ser percorrida em aproximadamente 3 horas de carro.

Até o momento, não há confirmação se o presidente Nicolás Maduro estava a bordo da aeronave durante o voo para a fronteira brasileira.

Contexto da escalada de tensão

A movimentação da aeronave ocorreu horas antes de o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar o fechamento do espaço aéreo venezuelano. A medida é tomada em meio à iminência de possíveis ataques e às movimentações militares dos EUA no mar do Caribe.

“A todas as companhias aéreas, pilotos, traficantes de drogas e traficantes de pessoas: considerem o espaço aéreo acima e ao redor da Venezuela totalmente fechado. Obrigado a todos pela atenção a este assunto”, declarou Donald Trump neste sábado (29/11).

Essa aeronave, registrada sob bandeira da empresa estatal venezuelana Conviasa, está sujeita a sanções. Em 2020, o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (Ofac) dos Estados Unidos aplicou sanção à aeronave. Dessa forma, caso o avião entre em território estadunidense ou de qualquer outro país aliado da Casa Branca, ele poderá ser apreendido.

Histórico da aeronave no Brasil

O Airbus A319-133 (YV2984) é o mesmo avião utilizado por Nicolás Maduro em 2023 para participar da cúpula de presidentes da América do Sul, realizada no Brasil.

Naquela ocasião, a aeronave presidencial foi acompanhada por um segundo avião, cujos dados de monitoramento foram mantidos em sigilo e apareceram como “bloqueados” nos buscadores de tráfego aéreo.

Fonte: https://www.metropoles.com/mundo/aviao-ja-utilizado-por-maduro-pousa-na-fronteira-com-o-brasil

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.