Atletas de sete cidades garantem vaga na fase final dos JEAs 2025 em Manaus

Cerca de 5,4 mil atletas participaram das competições regionais; classificados disputarão etapa final em Manaus

Foto: Divulgação / SEC

A edição de 2025 dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) já está tomando forma! As seletivas regionais mobilizaram cerca de 5,4 mil atletas em sete cidades do interior do estado:

  1. Coari (363 km de Manaus).
  2. Lábrea (702 km de Manaus)
  3. Nova Olinda do Norte (135 km de Manaus)
  4. Novo Airão (115 km de Manaus)
  5. Parintins (369 km de Manaus)
  6. São Gabriel da Cachoeira (852 km de Manaus)
  7. Silves (204 km de Manaus)

As seletivas regionais, realizadas pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, fazem parte da primeira fase dos JEAs, o maior evento esportivo escolar do estado. Cada cidade-polo reuniu estudantes de escolas públicas e privadas dos municípios próximos, para a disputa de diversas modalidades, como o atletismo, basquete, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez.

Divididos nas categorias infantil (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos), nos gêneros masculino e feminino, os atletas campeões de cada modalidade se classificaram para a disputa do JEAs, em Manaus. A 46ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas está prevista para acontecer entre os dias 17 e 27 de julho.

De acordo com a coordenação do evento, a expectativa é que cerca de 1,9 mil estudantes classificados dos municípios participem da fase final. Os jovens atletas serão recebidos na capital com hospedagem em hotéis, alimentação diária e transporte interno garantido, tudo para assegurar o bem-estar dos competidores e o bom rendimento durante os jogos.

De acordo com Joniferson Vieira, coordenador do Núcleo de Desporto Escolar (NDE), da Secretaria de Educação, este ano o JEAs deve bater recordes.

“A expectativa é de crescimento expressivo na participação de alunos, comissões técnicas e equipes médicas. Este ano, inclusive, abrimos uma exceção: cada delegação pôde trazer um profissional da saúde, que pode ser enfermeiro, médico ou fisioterapeuta”, explicou o coordenador.

Um evento que move o estado

Foto: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Com mais de quatro décadas de história, os Jogos Escolares do Amazonas integram os 62 municípios amazonenses. O evento movimenta professores, gestores, famílias e comunidades escolares em todo o estado.

Mais do que uma competição, os JEAs funcionam como instrumento pedagógico, servindo de base para a disciplina de Educação Física nas escolas, além de atuar como seletiva para os Jogos da Juventude, promovidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Em anos anteriores, o Amazonas já se destacou em modalidades como atletismo, badminton, judô e wrestling.

Em 2024, os JEAs reuniram 3,9 mil atletas nas modalidades coletivas e mais de 2 mil nas individuais, representando 39 municípios. Ao todo, 1,4 mil alunos de cidades do interior participaram das competições.

Histórias que inspiram

Natural de Parintins, o jovem atleta Nildomar Neto, especialista em salto em distância, é um exemplo dos frutos colhidos nos JEAs. Classificado em uma seletiva na escola em que estudava, ele conquistou o título de campeão amazonense e, com isso, representou o município nos Jogos da Juventude no ano passado.

“Minhas expectativas são sempre as melhores. Todo meu desempenho, treino e dedicação nesses anos me motivam a buscar o bicampeonato”, compartilhou Nildomar.

Na segunda-feira (02/06), as seletivas para o JEAs tiveram início em Coari. O município encerra o calendário de classificatórias no interior, que vem acontecendo durante as últimas quatro semanas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.