
O Governo do Amazonas deu mais um passo para expandir a melhoria da infraestrutura no interior. Nesta terça-feira (30/09), foi assinada a Ordem de Serviço que marca o início das obras de recuperação viária no município de Boca do Acre (a 1.028 km de Manaus).
O ato foi realizado na sede do Governo do Estado, em Manaus, e contou com a presença do prefeito de Boca do Acre, Frank Barros.
A inclusão de Boca do Acre no programa visa garantir que mais municípios tenham ruas pavimentadas, o que resulta em melhores condições de mobilidade urbana. A iniciativa busca fortalecer o desenvolvimento regional e elevar a qualidade de vida dos moradores do interior.
O governador Wilson Lima destacou o impacto das obras:
“Isso é importante para a população do município que aguarda por essa obra e tem o direito de ter uma rua pavimentada. É qualidade de vida, é o direito de ir e vir e também o fortalecimento da produção local, porque garante melhores condições para o escoamento da produção.”
- Valor do Investimento: As obras em Boca do Acre contarão com um investimento de R$ 15 milhões.
- Prazo de Execução: O prazo previsto para a conclusão dos trabalhos é de 180 dias, contados a partir da assinatura da ordem de serviço.
- Escopo: Os trabalhos incluem a recuperação completa de ruas, abrangendo o fornecimento de mão de obra, equipamentos, materiais e insumos.
- Execução: As obras serão executadas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), que é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).
A assinatura também teve a participação do deputado estadual Adjuto Afonso, do secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, e da secretária-executiva da UGPE, Daniella Jaime.
O Programa “Asfalta Amazonas” em destaque
As obras em Boca do Acre fazem parte do programa estadual Asfalta Amazonas, que visa transformar a infraestrutura viária dos municípios do estado.
- Abrangência: O programa já contempla 33 municípios do Amazonas.
- Obras em Andamento: As obras estão em andamento em 19 municípios por meio de convênios com as prefeituras.
- Recursos Totais: Os convênios somam um total de R$ 384 milhões repassados pelo Governo do Estado.
- Exemplos de Municípios Atendidos: Entre os municípios que estão recebendo os serviços via convênio estão Silves, Envira, Presidente Figueiredo, Coari, Juruá, Canutama, Itacoatiara e Tapauá.
- Execução Direta: Em quatro municípios — Boa Vista do Ramos, Humaitá, Novo Aripuanã e Apuí — as obras estão sendo executadas diretamente pelo Estado.