
As mulheres representam apenas 10,7% da força de trabalho formal na construção civil, de acordo com uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV). No Amazonas, na contramão dessa estatística, o público feminino tem conquistado cada vez mais espaço, seja no canteiro de obras ou na liderança de grandes projetos da área.
Um exemplo notável é a construtora amazonense TecObras, onde as mulheres têm ocupado posições de destaque. É o caso da engenheira civil Bárbara Moreira, de 48 anos, que há mais de um ano supervisiona obras da empresa. Com mais de 25 anos de experiência, ela acompanha todas as etapas dos projetos, da análise técnica à entrega final, liderando equipes dentro e fora do canteiro.
Para Bárbara, mesmo com o avanço da presença feminina em diversas áreas que antigamente eram ocupadas majoritariamente por homens, ainda existem desafios a serem superados. “Liderar equipes em um ambiente que era tradicionalmente ocupado apenas por mão de obra masculina exige preparo técnico, equilíbrio e muita clareza nas decisões, para se impor profissionalmente”, diz ela. Bárbara destaca que, na TecObras, encontrou o ambiente propício para crescer profissionalmente e ocupar qualquer espaço de forma igualitária.
“A competência não tem gênero. A presença feminina traz novas perspectivas para a construção civil. Como responsável pela supervisão de obras e na coordenação de equipes, procuro ser uma líder conciliadora e empática com os diferentes perfis de trabalhadores que temos”, afirma a engenheira.
Liderança feminina em obras hospitalares

Outro exemplo de liderança feminina na TecObras é a arquiteta Brena Karon, de 30 anos. Ao lado da irmã, a engenheira Brenda Pristis, ela atuou na reforma e ampliação de duas recepções e do quinto andar do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, uma unidade que integra o Complexo Hospitalar Sul, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
Contratada pela Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), que gerencia a unidade, a TecObras executou o trabalho com uma equipe majoritariamente feminina. A atuação nessa obra marcou o currículo das duas profissionais e exigiu, segundo elas, domínio técnico, gestão de prazos e atenção aos fluxos hospitalares durante a execução.
“Foi um desafio enorme, principalmente por ser uma unidade de saúde que precisou continuar funcionando enquanto as obras ocorriam. Isso exigiu um cuidado adicional, de isolamento das áreas e de redução do impacto para os pacientes. Sem dúvida, foi uma grande oportunidade de crescimento. A obra foi liderada por mulheres e conseguimos entregar um trabalho que hoje faz a diferença na vida das pessoas”, relata Brena Karon.
Segundo a arquiteta, ainda há um caminho a ser percorrido na construção civil, por ser uma área historicamente dominada por homens, mas os desafios estão sendo superados no dia a dia com técnica e dedicação. “Na minha trajetória profissional, encontrei muitas barreiras por ser mulher, mas é algo que vamos superando. A presença das mulheres na liderança de projetos na TecObras é resultado de um processo contínuo de valorização da mão de obra feminina local e de incentivo à qualificação técnica”, afirma Brena.
Sobre a TecObras
A TecObras é uma construtora amazonense especializada em serviços de construção civil, com atuação em obras residenciais, comerciais e industriais, além de projetos arquitetônicos, manutenção predial, pavimentação e saneamento. Com foco em qualidade, a empresa atende tanto à iniciativa privada quanto ao setor público, contribuindo para o desenvolvimento e a modernização de espaços urbanos.
- Sede: Rua Ramos Ferreira, 2025, Praça 14 de Janeiro.
- Contatos: (92) 98477-0801 e (92) 3673-2783.
Três Comunicação e Marketing











