Artesãs de Itapiranga cruzam o país e ampliam horizontes no mercado criativo

De Itapiranga ao Rio mulheres artesãs vivem experiência que pode mudar seus negócios - Foto: Divulgação

A Eneva, maior operadora privada de gás natural do país, promoveu uma iniciativa que promete transformar a visão de negócio das participantes do projeto Elas Empreendedoras, do município de Itapiranga, no Amazonas. O grupo de artesãs viajou ao Rio de Janeiro para uma imersão e capacitação com a designer Maria Oiticica, referência nacional em biojoias.

A parceria tem como foco a qualificação técnica e a expansão de mercado para essas mulheres. Segundo Elizabeth Teles, gerente de Responsabilidade Social da Eneva, o projeto vai além do aprendizado imediato:

“O objetivo dessa parceria é ampliar a qualificação das mulheres do Amazonas no segmento de biojoias. Estamos iniciando uma jornada que contempla capacitação, criação da coleção assinada pela marca e, posteriormente, a comercialização das peças. Acreditamos muito no potencial dessa iniciativa e na visibilidade que Maria Oiticica trará às artesãs, fortalecendo sua renda e promovendo maior autonomia econômica”.

Criação de coleção exclusiva e troca de saberes

Foto: Divulgação

A programação incluiu uma visita à loja da marca no Shopping da Gávea, onde as artesãs conheceram de perto o padrão de acabamento, as matérias-primas e a história da empresa. Mais do que observar, elas colocaram a mão na massa durante um workshop prático.

O grupo trabalhou no desenvolvimento de peças exclusivas que serão comercializadas na loja de Maria Oiticica, com todo o lucro revertido para os núcleos do projeto. O dia foi preenchido por trocas sobre técnicas de tingimento, cuidados com sementes, controle de qualidade e desenvolvimento do olhar criativo.

A fundadora da marca, que já integra comunidades tradicionais e grupos vulneráveis em sua cadeia produtiva, celebrou o encontro com o núcleo do Amazonas:

“Estou muito feliz com esta parceria. Assim como criar, me realizo ao trocar experiências e contribuir para que outras mulheres conquistem oportunidades profissionais e econômicas. Acredito profundamente no poder transformador do feminino para que elas possam mudar seus destinos”.

Inspiração para quem produz no interior do Amazonas

Para quem vive a realidade da produção em Itapiranga, a oportunidade de estar em um grande centro comercial trocando experiências com uma referência do setor é um divisor de águas. Maelly Serrão, uma das participantes, relatou o impacto pessoal e profissional da viagem:

“Está sendo grandioso estar aqui com a Maria Oiticica e acredito muito na minha capacidade de aprender com ela. Quero levar isso para a minha vida e colocar em prática. Tenho muitos sonhos e acredito que, através deste curso, vou conseguir alavancar cada vez mais a minha marca de biojoias, impactando diretamente minha loja”.

O projeto Elas Empreendedoras foi criado em 2020 com o objetivo de fomentar a geração de renda entre mulheres de comunidades vizinhas aos empreendimentos da Eneva. Presente em seis estados, o programa já investiu R$ 3,5 milhões e beneficiou diretamente mais de 540 famílias.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.