Aprendiz do Literatus vence concurso do FEPETI/AM

Foto: Divulgação

O jovem João Victor da Costa Xavier, de 17 anos, foi um dos vencedores do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalho do Adolescente no Amazonas (FEPETI/AM). Ele representou o Centro de Ensino Literatus, na categoria Futuro Aprendiz. Cerca de 600 aprendizes da instituição participaram do concurso, que tinha como tema “A Importância da Aprendizagem profissional: Instrumento de Transformação de Vidas e Geração de Oportunidades”.

Para concorrer, João Victor criou um texto e apresentou um vídeo onde retrata a ideia central do tema do concurso. “Em um país como o Brasil, que caminha em direção ao desenvolvimento, as instituições que atuam na capacitação de aprendizes têm grande importância para a formação profissional e pessoal dos jovens, que hoje, na contingência de brasileiros, se encontram em situação de vulnerabilidade social e pobreza”, disse o jovem durante a apresentação.

Para ele, essa ação social encabeçada pelas instituições é a que mais se adequou à realidade do Brasil, pois além de atuarem pensando no futuro da economia do país, elas tem um alcance onde muitas vezes o Estado não consegue chegar. “Adorei a oportunidade de participar do concurso, além de me fazer refletir sobre o meu papel de aprendiz, também tive a oportunidade de conhecer a FEPETI/AM e o trabalho realizado por eles”, comentou João.

Como prêmio, ele levou para casa um tablet da Samsung. “Vai ser bastante útil, principalmente para estudar on-line”, comentou João, que é finalista do 3° ano do ensino médio.

Oportunidades

Regulamentado pela Lei 10.097/2000 e pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, o Programa Jovem Aprendiz determina que empresas de médio e grande porte contratem pessoas de 14 a 24 anos dentro deste modelo. A Lei também estabelece uma obrigatoriedade de contratação de cotas entre 5% e 15% do quadro de funcionários, além da formalização pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para todos os contratados.

Entretanto, as vantagens vão além do simples cumprimento de legislação, sendo também uma chance para jovens sem experiência conseguirem entrar no mercado de trabalho. Quem participa do programa tem direito ao registro em carteira de trabalho, 13º salário, fundo de garantia, INSS, vale-transporte, férias e jornada de trabalho de 4 ou 6 horas.

A supervisora do programa de aprendizagem do Centro de Ensino Literatus, Daiana Macedo, destaca que, além de dar oportunidade para o crescimento profissional às novas gerações, as empresas que investem no programa também tem a chance de treinarem um futuro profissional de acordo com as suas necessidades, com conhecimento das normas e políticas da organização.

A instituição conta com mais de 20 cursos voltados para menores aprendizes, entre eles, Assistente Administrativo, Vendedor de Comércio Varejista, Operador de Logística, Repositor de Mercadorias, Operador de telemarketing, Operador de Caixa, Processo de Produção, Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais, Eletricista de Manutenção, Operador de Equipamentos na Indústria Alimentícia, Auxiliar de Secretaria Escolar, Aprendizagem em Educação, Agente de Saúde e Meio Ambiente.

Três Cominicações

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.