
O Dia Internacional de Resíduos Eletroeletrônicos é celebrado em 14 de outubro com o objetivo de conscientizar sobre a importância do descarte correto de lixo eletrônico (e-lixo) e incentivar a reciclagem. Diante do crescimento exponencial e dos desafios ambientais que esses resíduos representam, o Instituto Descarte Correto promove uma grande campanha de coleta, educação e conscientização na Amazônia.
Nos dias 14 e 15 de outubro, o Instituto Descarte Correto, em parceria com o Ministério das Comunicações, estará presente em diversas cidades da região com campanhas de coletas de resíduos eletroeletrônicos (REEE), oficinas e palestras sobre Boas Práticas de REEE.
A ação integra as mobilizações da COP30 Amazônia e tem como objetivo conscientizar comunidades, educadores e alunos sobre o descarte responsável de equipamentos eletrônicos e o potencial da reciclagem tecnológica como instrumento de inclusão digital e preservação ambiental.
A coordenadora-geral do Instituto Descarte Correto, Evelin Ribeiro, ressalta a importância da iniciativa para a região Norte. “Na região Norte, o nosso Instituto, junto aos Centros de Inclusão Digital Sustentáveis (CIDS), vai promover palestras, oficinas e campanhas de sensibilização com escolas, comunidades e secretarias de Meio Ambiente de vários municípios, visando trazer educação, conscientização e a melhor forma de descarte correto”, afirma.
Programação e locais de coleta
As atividades de coleta e conscientização acontecerão em cerca de 20 locais diferentes, abrangendo:
- Amazonas: Manaus, Barreirinha, Manacapuru, Nhamundá e Novo Airão.
- Outros Estados: Santarém (PA), Roraima e Concórdia do Pará.
Em Manaus, os Centros de Inclusão Digital localizados nos bairros Parque 10, Tarumã e Morro da Liberdade serão palco de ações temáticas, oficinas de robótica e reaproveitamento de materiais eletrônicos.
Evelin Ribeiro convida a população a participar: “Quem quiser fazer o descarte correto pode levar seus equipamentos eletrônicos até nossa sede no Parque 10. É uma oportunidade de integrarmos o Amazonas e o Brasil às mobilizações globais por um planeta mais limpo e sustentável.”
Educação ambiental e economia circular

O CEO do Instituto Descarte Correto, Alessandro Dinelli, destaca que a iniciativa busca promover uma mudança de comportamento geracional.
“A data é uma oportunidade para refletirmos sobre o impacto do consumo e o destino que damos à tecnologia que deixa de ser usada. Mais do que uma data simbólica, é um chamado à ação. As iniciativas promovidas pelo Instituto Descarte Correto fortalecem a educação ambiental, estimulam a economia circular e mostram que pequenas atitudes, como o descarte responsável, têm um grande efeito coletivo. Nosso compromisso é seguir conectando pessoas, comunidades e parceiros em prol de um futuro mais sustentável para a Amazônia e para o planeta”, conclui Dinelli.
A iniciativa reforça o compromisso da instituição com a educação ambiental e a economia circular, alinhando a Amazônia às metas climáticas globais.
Sobre o Instituto Descarte Correto
O Instituto Descarte Correto é uma instituição dedicada à ampliação da sustentabilidade do impacto socioambiental na Amazônia por meio da inclusão digital através da reciclagem de resíduos eletrônicos.
- Centro de Recondicionamento: É um Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) na região Norte, membro do programa “Computadores para Inclusão”, do Ministério das Comunicações.
- Reaproveitamento: Com mais de 15 anos de atuação, recondiciona equipamentos eletrônicos para implementar centros de inclusão digital, oferecendo cursos presenciais gratuitos para capacitar crianças, jovens e adultos.
- Base Legal: Está apto a receber desfazimento de bens de instituições e órgãos públicos (federais, estaduais e municipais), conforme a Lei 14.479/22.
Informações: Para mais detalhes sobre os pontos de coleta e a programação, acesse o Instagram @instituto_descarte_correto e @descartecorreto.
CaAlê – Inteligência em negócios