
O Solve for Tomorrow, programa de Cidadania Corporativa da Samsung, realiza nesta terça-feira (2/12) a cerimônia de premiação que encerra sua 12ª edição brasileira, reconhecendo projetos de destaque em todo o país. Dez equipes finalistas de escolas públicas, representando nove estados, concorrem ao prêmio, entre elas, o projeto inovador de alunas da Escola Estadual José Mota, em Manacapuru (AM).
ArapaimAtivos: biofiltro de pirarucu em destaque
A equipe amazonense composta pelas talentosas estudantes Lohanya Guimarães, Carla Cristina Gomes, Ursula Ferreira e Carla Bezerra, da 1ª série do Ensino Médio, é finalista com o projeto “ArapaimAtivos: Um Biofiltro de água com a produção de carvão ativado da ossada do Pirarucu com Tecnologia Sustentável”.

O trabalho nasceu da necessidade de fornecer água potável a famílias da zona rural que sofrem com a escassez, especialmente durante os períodos de seca na Amazônia. A solução proposta busca:
- Purificar a água em comunidades ribeirinhas por meio de um biofiltro sustentável.
- Gerar renda
- Promover o descarte ambientalmente responsável das ossadas do pirarucu, utilizando o material para produzir o carvão ativado rico em minerais.
O protótipo já tem testes de campo em andamento, visando atender uma escola e uma residência na zona rural de Manacapuru. O professor orientador do projeto, Galileu da Silva Pires, destacou o orgulho da escola em representar o Amazonas na final nacional.
O compromisso com a educação STEM e a premiação
O Solve for Tomorrow visa integrar as áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), estimulando o desenvolvimento de projetos científicos que beneficiem as comunidades.
Acompanhe a premiação ao vivo:
A cerimônia será transmitida ao vivo de São Paulo nesta terça-feira, 2 de dezembro, a partir das 10h (horário de Brasília), no canal oficial da Samsung Brasil no YouTube.
Os vencedores serão definidos em três categorias:
- Vencedores Nacionais: Três projetos selecionados pela banca julgadora.
- Vencedores pelo Júri Popular: Três projetos mais votados pelo público.
- Menção Honrosa: Um projeto com alto potencial transformador.
Desde 2014, o programa já envolveu mais de 185 mil alunos e 42 mil professores, reforçando seu papel na capacitação. A edição de 2025 registrou um aumento de 111% no número de professoras e de 10% no número de alunas envolvidas.
Outros finalistas da 12ª edição
O projeto amazonense concorre com outras nove iniciativas de escolas públicas, que também apresentaram soluções inovadoras:
- Ceará (Pedra Branca): Escola Estadual de Educação Profissional Antonio Rodrigues de Oliveira – Filtrocre: Filtro Mineral para Tratamento de Água feito dos rejeitos do Granito Ocre.
- Goiás (Itumbiara): Centro de Ensino em Período Integral Dom Veloso – Efeito de Extratos Vegetais em Aedes aegypti visando uso em estações disseminadoras de larvicidas.
- Maranhão (São Luís): Instituto Estadual do Maranhão – Itaqui Bacanga – BabaçuTech: Soluções sustentáveis e tecnológicas para transformação social da Amazônia Maranhense.
- Pará (Marabá): IFPA – Campus Industrial de Marabá – Ecoluz Trap: Tecnologia de Baixo-Custo contra Vetores na Amazônia.
- Pará (Mãe do Rio): EEEM Padre Marino Contti – Produção de Painéis Ecológicos a partir de Compósito Residual formado pelas cascas da Mandioca e de Ovos de Galinha.
- Paraná (São José dos Pinhais): Escola Herbert de Souza, C E-Ef M – Erva de Santa Maria: Sabonetes antipulgas sustentável e natural.
- Paraíba (Cuité): Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Jornalista José Itamar da Rocha Cândido – Apollo SPX (Solid Propellant Experiment).
- Rio Grande do Norte (São Paulo do Potengi): IFRN – Campus São Paulo do Potengi – Bioconcreto.
- São Paulo (São Bernardo do Campo): Escola Técnica Estadual Lauro Gomes – Projeto-occhio.
Para saber mais sobre o Solve for Tomorrow, acesse o site oficial do programa e a Samsung Newsroom Brasil.
Sobre a Samsung Electronics Co. Ltd.
A Samsung inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras. A empresa está redefinindo os universos de TVs, sinalização digital, smartphones, vestíveis, tablets, eletrodomésticos e sistemas de rede, além de memória, sistemas LSI e semicondutores. A Samsung também avança em tecnologias de imagem médica, soluções de climatização e robótica, enquanto desenvolve produtos automotivos e de áudio inovadores por meio da Harman. Com o ecossistema SmartThings, a colaboração aberta com parceiros e a integração da Inteligência Artificial em todo o portfólio, a Samsung oferece uma experiência conectada, inteligente e fluida. Além dos produtos e soluções de B2B, como a Linha Galaxy Robusta, Knox Suite e VXT. Para as notícias mais recentes da marca, acesse a Samsung Newsroom em Link.
Sobre o Cenpec
Cenpec é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que há mais de 30 anos trabalha pela promoção da equidade e qualidade na educação básica pública brasileira. Por meio de pesquisas e de tecnologias educacionais, contribui no desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, na formação de profissionais de educação, na ampliação e diversificação do letramento e no fortalecimento da gestão educacional e escolar. Em parceria com redes de ensino, espaços educativos e outras instituições de caráter público e privado, atua dentro e fora das escolas públicas para diminuir as desigualdades e garantir uma educação de qualidade a todos e todas. Saiba mais: www.cenpec.org.br.











