Amazonas sem asas: Azul cancela rota e deixa famílias no sufoco

Municípios afetados são do Mato Grosso do Sul e do Amazonas

Azul Linhas Aéreas - Foto: Divulgação

Conforme apuração exclusiva desta coluna, a Azul suspenderá voos em mais duas cidades: Corumbá (MS) e Santa Isabel do Rio Negro no Amazonas. Com essa decisão, sobe para 16 o número de cidades com voos cancelados pela companhia. A lista completa pode ser conferida no final desta matéria.

A decisão de suspender os voos para Santa Isabel do Rio Negro foi tema de uma audiência na Assembleia Legislativa do Amazonas. Deputados ameaçam cancelar os benefícios fiscais concedidos pelo governo do estado à Azul. Segundo o deputado estadual Dr. George Lins (União Brasil), a suspensão prejudica pacientes, famílias e empreendedores que dependem do transporte aéreo para se deslocar.

O parlamentar lembrou que a Azul recebe incentivos fiscais por meio da Lei nº 6.271, de 3 de julho de 2023, que alterou a Lei nº 3.430/2009, reduzindo a base de cálculo do ICMS sobre operações internas com querosene de aviação (QAV) e gasolina de aviação (GAV).

Viagem fluvial pode durar cerca de 20 horas

A distância fluvial entre Santa Isabel do Rio Negro e Manaus é de 737 km, com uma viagem de balsa que dura cerca de 20 horas. Os voos da Azul eram realizados para a capital amazonense.

A rota, operada pela Azul Conecta, empresa de destinos regionais da Azul, utilizava aviões Grand Caravan com capacidade para 9 passageiros. A suspensão afeta também as cidades de Alto Juruá, Alto Rio Negro e Eirunepé, no Amazonas, que se beneficiavam da conexão.

Destinos turísticos perderam voos da Azul

Em março deste ano, a cidade de Cabo Frio (RJ) ficou sem voos da Azul. A companhia também deixou de operar em Parnaíba (PI), que serve como porta de entrada para as famosas “Rotas das Emoções”. Além do Delta do Parnaíba, o aeroporto era usado por turistas que viajavam para os Lençóis Maranhenses e Jericoacoara.

A partir de 13 de setembro deste ano, a LATAM terá voos entre Parnaíba e Fortaleza. Até o momento, nenhuma outra companhia anunciou voos para Cabo Frio, destino conhecido como a “praia dos mineiros”.

A Azul foi procurada para comentar sobre a suspensão dos voos em Corumbá e Santa Isabel do Rio Negro, mas ainda não enviou uma resposta. Esta matéria será atualizada assim que a companhia se manifestar.

Voos suspensos pela Azul

  1. Corumbá (MS)
  2. Santa Isabel do Rio Negro (AM)
  3. Crateús (CE)
  4. São Benedito (CE)
  5. Sobral (CE)
  6. Iguatu (CE)
  7. Campos (RJ)
  8. Correia Pinto (SC)
  9. Jaguaruna (SC)
  10. Mossoró (RN)
  11. São Raimundo Nonato (PI)
  12. Parnaíba (PI)
  13. Rio Verde (GO)
  14. Barreirinhas (MA)
  15. Três Lagoas (MS)
  16. Ponta Grossa (PR)

Fonte: https://turismo.ig.com.br/colunas/celso-martins/2025-08-24/sobe-para-16-o-numero-de-cidades-com-voos-suspensos-pela-azul–veja-a-lista.html

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.