Amazonas pode ganhar novas conexões aéreas com Pará, Acre e Rondônia

Foto: Reprodução/Redes sociais

O Ministério dos Portos e Aeroportos anunciou que iniciará em agosto novas tratativas para expandir as conexões aéreas entre os estados da Região Norte. O objetivo é reunir parlamentares da Bancada do Norte com representantes das companhias aéreas para discutir a implementação de novas rotas, integrando cidades nos estados do Amazonas, Pará, Acre e Rondônia.

Esta pauta foi apresentada nesta terça-feira (15/07), durante uma reunião entre o deputado federal Sidney Leite (PSD-AM) e o ministro Silvio Costa Filho. O deputado amazonense, que coordena a Bancada do Norte, defende a criação de voos comerciais regulares que conectem cidades estratégicas para a economia e o turismo regionais.

Investimentos em Infraestrutura Aeroportuária

Na ocasião, Sidney Leite pontuou que as ações para melhorar a infraestrutura dos aeroportos já estão sendo implementadas pelo Governo Federal, com a criação do projeto “Ampliar”. A iniciativa visa atrair investimentos privados para a construção, reforma e gestão de aeroportos de pequeno porte em cidades do interior do Brasil.

Nesta primeira fase, 19 aeroportos serão contemplados, sendo nove deles na Amazônia Legal. Entre os terminais da Região Norte incluídos nessa etapa inicial estão os aeroportos de Parintins, Barcelos e Itacoatiara (AM), Araguaína (TO) e Cacoal (RO).

“São cidades estratégicas para o desenvolvimento regional e que necessitam urgentemente de infraestrutura aeroportuária para atender não só o fluxo local, mas também fomentar o turismo e o comércio interestadual”, destacou Sidney Leite.

Relevância da região Norte para o Brasil

Também participaram do encontro os deputados federais Silvia Cristina, Gabriel Motta, Airton Faleiro, Defensor Stélio Dener, Alexandre Guimarães e Henderson Pinto.

“O Norte do país é uma região mais do que nunca estratégica para o Brasil. É importante a gente focar no turismo de negócios, no turismo de lazer, e transformar os estados num grande hub logístico, porque isso vai ser escoamento da produção para toda a América do Sul e vai gerar desenvolvimento, emprego e renda”, afirmou Silvio Costa Filho.

Costa Filho ressaltou a relevância dos investimentos nos aeroportos do Amazonas, em especial Parintins, com seu forte potencial para o turismo cultural, além da importância logística do aeroporto de Manaus.

Follow-Up Comunicação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.