Amazonas define metas para agricultura orgânica até 2029

Propostas foram discutidas na reunião do Conselho Estadual de Agroecologia e Produção Rural (Ceapo)

Foto: Isaac Maia/Sepror

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) realizou uma reunião extraordinária do Conselho Estadual de Agroecologia e Produção Rural (Ceapo) entre os dias 3 e 4 de dezembro. O objetivo foi finalizar o Plano Estadual de Agricultura e Produção Orgânica (Pleapo), que será divulgado na próxima semana. Eduardo Rizzo, engenheiro florestal da Sepror, coordenou o encontro.

Eduardo Rizzo destacou que o Pleapo é um instrumento fundamental para orientar políticas de agroecologia até 2029, conforme estabelecido na Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica.

A oficina de finalização da minuta do Pleapo foi mediada pela engenheira Ana Cecília Lobato, do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), e contou com a participação de todos os conselheiros da Ceapo.

Eduardo Rizzo – Foto: Isaac Maia/Sepror

Ana Cecília Lobato disse que o encontro foi exitoso com a definição de 30 metas prioritárias que farão parte de um documento que será feito dentro das normas técnicas previstas pela legislação e divulgado na próxima semana (dia 13/12) – sexta-feira.

O documento vai propor iniciativas de fortalecimento e ampliação dos sistemas de produção e processamento de produtos orgânicos e de base agroecológica, com foco na agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais, assentamentos da reforma agrárias, suas organizações e empreendimentos, e ainda valorizar a agrobiodiversidade local e conhecimento tradicional. Terá participação de todos os órgãos estaduais, órgãos federais e entidades diversas ligadas à agroecologia e produção orgânica.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.